Alerta para hepatites virais
- Francis Júnior Jornalista
- há 3 horas
- 1 min de leitura
Em João Monlevade a campanha foi aberta pela secretaria de saúde!

A Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade celebra esse mês o Julho Amarelo, período marcado pela conscientização e prevenção às hepatites virais. O Julho Amarelo integra o calendário oficial de campanhas de saúde pública do Brasil e é alinhado com os objetivos da Organização Mundial da Saúde (OMS), que instituiu o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.
O Julho Amarelo foi estabelecido por lei federal com o objetivo de reforçar as ações de vigilância, precaução, controle das hepatites virais e intensificar as iniciativas de prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças. E para isso a Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) programou para julho diversa ações.
São palestras e testes de HIV, Sifílis e das hepatites virais B e C. Nesta programação está um treinamento para a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Padre Hildebrando, no bairro Vila Tanque, no dia 18, testagem para colaboradores da Dibisa, no bairro Baú, no dia 21 e testagem para os colaboradores da mesma empresa, no bairro Teresópolis, no dia 24.
As hepatites virais
As hepatites virais são doenças silenciosas que, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para cirrose, câncer de fígado e até levar à morte.
Segundo dados mais recentes do Ministério da Saúde, entre 2000 e 2023 foram registrados cerca de 720 mil casos confirmados de hepatites virais no Brasil. A hepatite C é a mais prevalente, seguida das hepatites B e A. A hepatite D é mais rara e se concentra principalmente na região Norte, em populações ribeirinhas e indígenas.