top of page

Prefeitura notifica a V8

  • Foto do escritor: Francis Júnior Jornalista
    Francis Júnior Jornalista
  • há 15 horas
  • 2 min de leitura

Objetivo é evitar deslocamento de mais terra durante a chuva!

A terra do loteamento desceu na enxurrada e fechou a rua do Sesi!
A terra do loteamento desceu na enxurrada e fechou a rua do Sesi!

A Prefeitura de João Monlevade, por meio das secretarias municipais de Obras e de Meio Ambiente, cobrou da empresa V8, que está abrindo ruas e lotes em um morro entre os bairros José de Alencar e Satélite, ações de contenção da terra. Na segunda-feira a água da chuva causou o rompimento de uma cacimba e a enxurrada desceu levando grande quantidade de terra para a rua Alvoni de Castro e área externa do Sesi.

Multa

A Prefeitura notificou e aplicou multa à empresa, reafirmando a responsabilidade integral da concessionária sobre o sistema de drenagem e a estabilidade do loteamento. “É importante destacar que independentemente da multa a loteadora é responsável por minimizar os danos causados ao meio ambiente”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Fernanda Ávila.

A V8, que fez a limpeza da rua, informou que já foram executados serviços para conter o escoamento de águas pluviais, estabilizar a área e reduzir riscos imediatos à população, além de evitar novos deslizamentos.

Estragos na cidade

O temporal que atingiu João Monlevade no fim da tarde desta segunda-feira, 1º de dezembro, provocou uma série de ocorrências em diferentes regiões do município. As precipitações começaram por volta das 17h e, em poucos minutos, quedas de árvores, danos a estruturas e deslizamentos de terra foram registrados. As equipes da Prefeitura agiram rápido para desobistruir vias fechadas por árvores que caíram ou entulho carregado pela enxurrada, o que permitiu que o trânsito fosse restabelecido com segurança.

A Defesa Civil e as secretarias de Obras, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Assistência Social, sob a coordenação dos servidores Edemir Alves, Ruimar Teixeira e Sílvio Evangelista, atuaram de forma integrada e eficiente, com apoio do Corpo de Bombeiros e da Cemig visto que vários bairros ficaram sem a energia elétrica.

Em nota a Prefeitura informou que providencias foram tomadas também para apoio às famílias que sofreram prejuízos na região do Novo Cruzeiro, Estrela Dalva, Santa Cecília e Corumbiara de Vanessa.

O alerta

A Prefeitura reforça a importância de cuidados redobrados durante o período chuvoso. A orientação é evitar transitar em áreas alagadas, manter distância de fios rompidos, não se abrigar sob árvores durante tempestades e em caso de risco, acionar imediatamente a Defesa Civil pelo 199 ou 99361-0131. Moradores de áreas sujeitas a deslizamentos devem permanecer atentos a sinais como rachaduras no solo, portas e janelas que passam a não fechar corretamente e inclinação de postes ou árvores.


Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
bottom of page