À Nossa Senhora Aparecida
- Francis Júnior Jornalista
- 16 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Em João Monlevade uma manifestação de fé, devoção e tradição bem brasileira!

Com a presença de guardas visitantes e muitas emoções a Associação Cultural do Congado de Laranjeiras realizou a Festa de Nossa Senhora Aparecida e São Geraldo Magela. E foi com novena que teve como tema “Nossa Senhora Aparecida e São Geraldo fazei que sejamos perseverantes em nossa missão de filhos e filhas amadas do Pai”.
A abertura foi no dia 4 de outubro e encerramento no dia 13, domingo, com cortejo das guardas convidadas, missa na Igreja São João Batista, almoço e troca de coroas dos ‘reis festeiros’ na sede da Associação na Rua Pontal, bairro Laranjeiras.
O tempo de chuva provocou incertezas, mas mesmo assim vieram as guardas de Rio Piracicaba, de Itabira, Nova Era, Santa Bárbara e a Guarda de Congo Quilombola do bairro Santa Bárbara.
Fé e tradição
A festa de congados é o exercício da fé e reafirmação de uma cultura que faz parte da vida de boa parte da população brasileira. Além disso, os grupos de congado e guardas de marujos exercem o papel de guardiões da tradição e de uma triste história que caminha junto com a história do Brasil.
Por isso mesmo precisa ser preservada.
Patrimônio de Monlevade
E vale destacar que a Guarda de Congado Nossa Senhora de Sant’Ana de Laranjeiras, que foi fundada fazem 64 anos, faz parte oficialmente do patrimônio imaterial de João Monlevade com registro no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG).
Na data de fundação, 15 de julho de 1960, José Raymundo Nonato estava no posto de Capitão Regente. E consta na história que ele contribuiu para a criação de outros grupos de congado.
Os novos reis festeiros
A Guarda de Congado Nossa Senhora de Sant’Ana de Laranjeiras tem Gilcleber César de Oliveira no posto de Rei Congo e Ana das Graças Nonata como Rainha Conga.
Já os reis festeiros Kayki Henrique Nonato dos Santos e Débora Aparecida Nonato dos Santos passaram as coroas para Antônio Rosa e Irene das Dores.
*Confira matéria também no YouTube, Francis Júnior JM
Коментарі