Tradições Natalinas em Monlevade
- Francis Júnior Jornalista

- há 7 dias
- 4 min de leitura
Será com shows, teatro, gastronomia, artesanato e outras atrações!

A magia do Natal vai encantar João Monlevade a partir de 29 de novembro: é o Circuito de Tradições Natalinas que chega trazendo diversas atrações culturais para celebrar o fim-de-ano.
A realização será junto com a 5ª edição do Natal de Luz que é projeto da Prefeitura e Fundação Casa de Cultura de João Monlevade que promove a magia e a tradição do Natal em praças e espaços públicos. O circuito Tradições Natalinas é responsável pela iluminação natalina, shows, teatros, cantatas e diversas atrações culturais.
A abertura
A abertura oficial será na Praça do Povo a partir das 17h com feira de gastronomia e artesanato, acendimento das luzes de Natal, apresentação do Quarteto de Natal com Papai Noel Freddy, do Coral Monlevade EnCanto - grupo formado por cerca de 60 estudantes da rede municipal, sob a regência da maestra Rita de Cássia, e do cantor Pedro Venâncio.
Além da Praça do Povo, outros locais na cidade também vão receber uma decoração especial, como a Praça Castelo Branco, Praça 7 de setembro, Praça Pio XI, Rotatória/Trevo Av. Armando Fajardo, Casa do Bem Viver (Novo Cruzeiro), Pracinha do Bairro Planalto e a Praça da Igreja São José Operário.
Até o dia 06 de janeiro, diversas atrações culturais farão parte da programação do Circuito, que pode ser conferida semanalmente pelo Instagram
Patrocínio da Bemisa
O evento é apresentado pelo Ministério da Cultura, pela Prefeitura Municipal de João Monlevade e pela Casa de Cultura de João Monlevade e conta com o patrocínio da Bemisa. Uma Realização do Ministério da Cultura e Governo Federal por meio da lei federal de incentivo a cultura e da New View Entretenimento e Comunicação. A produção é da ALCE – Associação Livre de Cultura e Esporte.
Fomento ao turismo
“Nossa ideia é reforçar a imagem de um Natal que desperte nas pessoas o desejo de participar ativamente da construção dessa atmosfera especial. Com esse projeto conseguimos impactar positivamente a economia local, fomentar o turismo, gerar oportunidades e fortalecer laços comunitários”, comenta Rud Carvalho, diretor New View Entretenimento e Comunicação.
“O Natal é um momento de coletividade e pertencimento em João Monlevade, e por isso tratamos sua decoração e programação cultural com grande cuidado, pois elas também fortalecem nossa economia criativa e o comércio local. Com a queda na arrecadação e a redução da licitação, buscamos alternativas para não interromper essas ações e encontramos, no projeto da ALCE, uma solução viabilizada pelo patrocínio da Bemisa via Lei Rouanet. Potencializando os investimentos da Fundação Casa de Cultura e da Prefeitura na decoração da cidade, recuperamos uma das praças e conseguimos restabelecer a programação cultural de dezembro. Encerramos o ano com a certeza de que a união de esforços mantém viva a nossa tradição e faz florescer um Natal ainda mais bonito, acolhedor e inspirador para toda a cidade”, conta Nadja Lirio, presidente da Fundação Casa de Cultura de João Monlevade.
Natal de Luz
Criado para levar encanto, beleza e convivência às famílias monlevadenses, o Natal de Luz se destaca por sua proposta descentralizada, alcançando diferentes bairros e regiões da cidade. A iniciativa transforma espaços públicos em pontos de encontro, convivência e lazer, promovendo atividades culturais e reforçando o sentido de pertencimento comunitário.
Com iluminação especial, apresentações artísticas e ações voltadas para todas as idades, o projeto fortalece o espírito natalino e favorece a ocupação positiva dos espaços urbanos, gerando integração entre moradores e valorizando os territórios da cidade. Ao longo de cinco anos, o Natal de Luz tornou-se um símbolo da cidade, impulsionando o turismo local, estimulando o comércio e movimentando a economia na reta final do ano.
Mercado de Natal
Outra atração é o Mercado de Natal, que em sua 2ª edição, vem para fomentar a economia criativa e ampliar as oportunidades de geração de renda para microempreendedores e artesãos do município. O projeto oferece um espaço democrático para exposição e comercialização de produtos artesanais, gastronomia, arte e design, fortalecendo pequenos negócios e incentivando o empreendedorismo local.
Proporciona acesso à cultura ao longo de todo o mês de dezembro, com atrações artísticas, oficinas, apresentações culturais e uma programação pensada para toda a família. Trata-se de um ambiente acolhedor que valoriza o talento local, promove inclusão e estimula o consumo consciente.
Sobre a Bemisa
Com 18 anos de experiência, a Bemisa está atualmente presente em todas as regiões do país, com um portfólio diversificado que abrange uma ampla gama de minerais, como minério de ferro, ouro, níquel, terras raras, fosfato e calcário. A companhia possui projetos em diferentes etapas da atividade mineral, desde empreendimentos greenfield até operações consolidadas, e conta com mais de 2.100 colaboradores em todo o Brasil, todos engajados em seu propósito. Atualmente, mantém três operações de minério de ferro em Minas Gerais: as minas Baratinha e Mongais, que integram o Complexo Baratinha, e a Mina Pedra Branca. Além disso, a Bemisa opera uma unidade piloto de produção de ouro no estado do Pará, em Água Azul do Norte, próxima ao distrito polimetálico de Carajás. A empresa acredita no potencial da mineração no Brasil e mantém o compromisso de integrar a sustentabilidade em todas as suas operações, promovendo desenvolvimento socioeconômico nas regiões onde atua.





























Comentários