top of page

Seu Jorge no festival de Monlevade

  • Foto do escritor: Francis Júnior Jornalista
    Francis Júnior Jornalista
  • 22 de jul.
  • 3 min de leitura

Será domingo no Circuito Festival da Vida e Festival Mistura!

ree

A Praça do Povo ficará pequena para as atrações do “Circuito Festival da Vida 2025” e do “Festival Mistura”, que serão realizados em João Monlevade no domingo, dia 27 de julho, a partir das 13h. Espetáculos de teatro, apresentações musicais, mostras de artesanato e aulas de gastronomia darão uma mostra da arte produzida na região, numa grande iniciativa de promoção da cultura regional em Minas Gerais. Para aquecer a programação, o evento conta com Seu Jorge, que apresenta o seu novo trabalho, o álbum Baile à la Baiana. 

A união dos festivais

“Promovemos o Circuito Festival da Vida para apoiar os artistas locais, valorizando esses agentes e fomentando a divulgação do trabalho deles, por meio de apresentações culturais e feiras cenográficas. Nesta edição, optamos por nos unir ao “Festival Mistura”, que é um evento consolidado no calendário de João Monlevade, trazendo ainda mais força para a programação”, explica o idealizador do Circuito Festival da Vida, Rud Carvalho.

Circuito Festival da Vida

O “Circuito Festival da Vida” é realizado pela New View Entretenimento e Comunicação, com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, apoio da Prefeitura de João Monlevade da Casa de Cultura de Monlevade. Nesta edição, o projeto, que já acontece há 21 anos levando ao público arte e entretenimento gratuito ao público, traz uma novidade. Será itinerante e além, de João Monlevade, percorrerá outras quatro cidades mineiras: Itaúna, Itatiaiuçu e Abaeté. 

Festival Mistura

O “Festival Mistura” chega à sua 4ª edição em João Monlevade, como um dos eventos mais queridos e aguardados da região. Criado para homenagear a união entre as cidades-irmãs João Monlevade e Esch-sur-Alzette, em Luxemburgo, o festival celebra a sua história multicultural por meio da arte e da gastronomia. O evento é realizado pela Fundação Casa de Cultura de João Monlevade e pela Prefeitura Municipal.

A programação

A agenda de atrações começa às 13h, com teatro infantil. Em seguida, haverá apresentação de cortejo e dança. Os artistas da música Pedro Venâncio, Rômulo Ras, Amanda Mihai e Vinny Santa Fé se apresentam no palco do festival, que contará com duas “Cozinhas Shows”, em parceria com o “Festival Mistura”: às 15h, com o chef Igor Anaxagoras; e às 17h10, com os chefs Milsane Sebastião e Paula Ventura. 

Seu Jorge

A grande atração fica por conta do cantor Seu Jorge, às 21h30. O artista apresenta ao público de João Monlevade o seu novo álbum, “Baile à la Baiana”, lançado em fevereiro deste ano. Com 11 faixas que combinam elementos da música carioca e baiana, o trabalho é uma celebração da riqueza cultural do Brasil e um marco na carreira do cantor, que se consolidou como um dos artistas mais versáteis e criativos da música brasileira.

Exposição

Durante todo o evento o público poderá conferir a exposição "Coletânea Enigma", com trabalhos da artesã Cleide Maria, e a mostra "Mosaico Sustentáel" – BellArt. 

Seleção de artistas

Os artistas participantes do “Circuito Festival da Vida” foram selecionados por meio de um edital, que abraçou as mais variadas vertentes da arte, contemplando nove categorias – banda popular, banda autoral/instrumental, música solo ou duo, teatro, dança, artes visuais/fotografia, artesanato, cortejos, contadores de histórias e grupos folclóricos. Além da estrutura física e da organização do evento em cada cidade, os escolhidos para participar do festival irão receber uma premiação em dinheiro, que varia de R$ 1,5 mil a R$ 4 mil, conforme a categoria.

 Cultura e identidade

Para Camila Valverde, diretora executiva da Fundação ArcelorMittal, o apoio ao Circuito Festival da Vida reflete o compromisso com o desenvolvimento social dos municípios que estão recebendo o projeto. “O foco do nosso investimento em Cultura é apoiar iniciativas que valorizam a cultura regional e fortalecem as identidades locais. O Festival traz luz e celebra a potência cultural que existe em cada um dos territórios”, declara.

Cronograma

Há 21 anos o Circuito Festival da Vida promove a arte e a cultura mineira de forma gratuita e aberta a públicos de todas as idades. A primeira edição aconteceu em Mariana, em 2004, e desde então tem levado a praças e ruas de cidades mineiras uma programação que busca valorizar e enaltecer a produção artística local.

Com 29 edições realizadas ao longo dessas mais de duas décadas, o evento já passou por Mariana, Ponte Nova, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas, Nova Lima e Itabirito. Agora, com a proposta itinerante, replicará a festa em cinco municípios de Minas, em datas ainda a serem divulgadas. Para a sorte de quem estiver circulando por essas cidades.

Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
bottom of page