Rio Piracicaba agoniza
A situação caótica do Rio Piracicaba foi revelada pela Expedição Piracicaba.
A Expedição Piracicaba passou por João Monlevade nesta quarta-feira, dia 22. O encontro que reuniu autoridades municipais de João Monlevade e Bela Vista de Minas, estudantes, defensores do meio ambiente e jornalistas foi no auditório da Prefeitura.
A expedição está em visita a todos os 21 municípios que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba em uma ação que vai ser concluída dia 26 no Vale do Aço.
O diagnóstico
A meta é divulgar o resultado do trabalho realizado no ano de 2019 e que tem como diagnóstico um alerta para a necessidade de iniciar já ações de recuperação do rio que vem sendo consumido pelo assoreamento, pela destruição das matas ciliares, pela elevação do consumo da água e pelo despejo de esgoto (principalmente doméstico) em seu leito.
A constatação é que a água do rio Piracicaba está diminuindo e a poluição aumentando, o que exige das prefeituras a imediata construção de Estações de Tratamento de Esgoto.
E a população precisa participar e exigir dos administradores municipais essa ação de preservação do Piracicaba.
Essa segunda fase da Expedição Piracicaba tem como tema ‘Pela Vida do Rio’ e é fundamenta em seminários com apresentação do livro técnico científico com o diagnóstico e propostas para a revitalização da Bacia Hidrográfica.
Cronograma:
Nesta quinta-feira, dia 23, a delegação passa por Rio Piracicaba (8h30) e São Domingos do Prata (18h30).
Na sexta-feira, dia 24, será a vez de Antônio Dias (8h30); Jaguaraçu/Marliéria (14h30), Timóteo/Coronel Fabriciano/Ipatinga/Santana do Paraíso (18h30).
No sábado, dia 25, evento de encerramento com derramamento da água da nascente do Piracicaba no Rio Doce – na foz do Piracicaba em Ipatinga.
A promoção é do jornal Tribuna do Piracicaba em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba), Unifei Itabira, Ufop e outras instituições e patrocínio de prefeituras, câmaras municipais e empresas como Anglo American, Gerdau, Cenibra, Usiminas e ArcelorMittal.