top of page
  • Foto do escritorFrancis Júnior Jornalista

Reconhecimento facial em Monlevade

A 17ª Cia Ind PM estuda a implantação de câmeras com esse sistema!

A revelação de que João Monlevade poderá contar com câmeras de reconhecimento facial em ruas e avenidas partiu do comandante da 17ª Cia Ind PM, Tenente-coronel Evaldo Ramos Fernandes.  Foi durante coletiva à imprensa para esclarecimentos sobre a campanha 'Fim de Ano Seguro' e apresentação da estatística de 2023.

Em Joao Monlevade a Polícia Militar já administra o ‘Vigilância Colaborativa’, um programa que conta com as imagens de cerca de 200 câmeras de empresas, residências e de instituições públicas. E há câmeras que possibilitam a identificação de placas de veículos e o comando avalia a instalação de equipamentos que possibilitem o reconhecimento facial.

Segundo o comandante será uma forma de elevar a segurança e os resultados na cidade.

Crimes violentos

Vale lembrar que a 17ª Cia Ind PM tem sob sua jurisdição outras 10 cidades do Médio Piracicaba onde se registra uma queda nos índices de criminalidades. Em 2022 foram 163 crimes violentos, em 2023 foram 150; em 2022 foram 1.517 registros de furto, em 2023 foram 1.181; em 2022 foram apreendidas 57 armas de fogo, em 2023 foram 68 apreensões, como exemplos da atuação da Polícia Militar.

O Tenente-coronel destacou que os índices são positivos com índice de 82,65% de solução dos homicídios, com identificação e prisão dos envolvidos. Evaldo Ramos Fernandes afirma que a Polícia Militar é incansável, está motivadas e vai manter dedicação total no combate ao crime com resposta imediata, ação que tem o apoio do Judiciário e do Ministério Público.

Punição para menores

Um exemplo claro dessa harmonia entre as instituições está na condução imediata de menores infratores para centros de ressocialização e na prisão de criminosos semanas depois da ocorrência, mediante mandado expedito pelo Judiciário.

Esse trabalho confere destaque à 17ª Cia Ind PM pela eficiência no combate à criminalidade que proporciona à João Monlevade o título de ‘cidade segura’.  E o comandante alertou que a população pode e deve ajudar a Polícia Miliar com denúncias pelo 181 ou 190.

Apreensão de veículos

Nos últimos dias de 2023 em campanha de fiscalização do trânsito a Polícia Militar  realizou a apreensão de 58 veículos e prendeu 33 pessoas. Operação que seguiu no dia 1º de janeiro quando foram apreendidos 12 veículos.

*Confere a entrevista com o comandante Evaldo Ramos Fernandes no YouTube – Francis Júnior JM - https://www.youtube.com/watch?v=a6wGS1qxLG4

492 visualizações
PM 70-AM-Aniv-MLVD-BVM-1080x1080-Monlevade.png
  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page