top of page
  • Foto do escritorFrancis Júnior Jornalista

Prefeitura inaugura creche

Dez anos depois a creche do José de Alencar vai abrir portas com 200 vagas!

A Prefeitura de João Monlevade confirmou para o dia 31 de janeiro a inauguração do Centro de Educacional Infantil (Cemei) Padre Henriques, uma conquista significativa para a comunidade do José de Alencar e bairros da região como Satélite, Belmonte e Loanda. A cerimônia está marcada para as 17h, na rua Cristiano Guimarães, 100.

Duzentas vagas

O Cemei Padre Henriques vai abrir portas com 200 vagas para crianças com idades entre zero e três anos, em dez turmas. Com uma equipe de 50 servidores, incluindo diretor, orientador pedagógico, supervisor pedagógico, auxiliar administrativo, auxiliares de serviços gerais, monitores de creche e dez professores, a unidade foi projetada com foco na inclusão, contando com estrutura adaptada, como sala multiuso, tanque de areia com brinquedos e banheiros acessíveis.

Dez anos depois

Esse projeto foi iniciado em 2016 na gestão do então prefeito Teófilo Torres, com recursos federais, e passou pela gestão de Simone Moreira que não se interessou pelo projeto.

Foi o prefeito Laércio Ribeiro que, com recursos da Prefeitura, resolveu assumir o desafio de dar prosseguimento e concluir, visto que, além do custo da construção existe o custo da contratação de profissionais e o custo da manutenção.

O valor total da estrutura é estimado em aproximadamente R$ 1,9 milhão, proveniente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), somado a cerca de R$ 350 mil em recursos municipais.

Paisagismo na educação

A educadora da rede municipal e futura diretora do Cemei, Rita de Cássia Lima Braga, destaca que o Cemei Padre Henriques também contará com um projeto de paisagismo.  "Vamos proporcionar um ambiente não apenas educativo, mas também acolhedor e inspirador para as crianças. O projeto de paisagismo terá início com a incorporação de plantas ornamentais, criando espaços visualmente agradáveis que estimulem a conexão das crianças com a natureza. Além disso, estamos planejando um grande pomar com árvores frutíferas, proporcionando não apenas um ambiente bonito, mas também prático e educativo”, destacou.

Moradores cobram

O Cemei foi construído no terreno da área de atividades sociais dos moradores do José de Alencar, um clube com campo de futebol e sede com cozinha e salão de eventos.

A Associação cedeu o terreno diante da promessa da Administração Municipal (2016) de revitalização de todo o espaço para proporcionar mais conforto aos moradores.

Essa parte do acordo foi tema de reunião entre representantes da Associação e o prefeito Laércio, no dia 17. Um novo encontro foi marcado para revisão do acordo.

Compromisso do prefeito

Nesta reunião o prefeito ressaltou a importância do Cemei para o bairro e reforçou o compromisso da administração com o desenvolvimento educacional e o bem-estar da comunidade de João Monlevade. "A conclusão do Cemei é mais do que um compromisso. É um legado que deixaremos para as futuras gerações. Entregamos não apenas salas de aula, mas oportunidades para o conhecimento florescer, para que nossas crianças possam alcançar todo o seu potencial. Essa é a promessa e a missão da nossa administração”, frisou o prefeito Dr. Laércio Ribeiro.

Homenagem ao padre

A creche do José de Alencar faz também uma homenagem ao Padre Henriques que implantou o Colégio e Faculdade Kennedy em João Monlevade. Trata-se de um dos melhore estabelecimentos de ensino da cidade e que serve de modelo para os demais.

Vale lembrar também que esse novo estabelecimento vai absorver a creche que funcionava, de forma improvisada, no centro comunitário do Satélite, mais conhecido como Redondo.

158 visualizações
  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page