Oportunidades na ArcelorMittal
O novo investimento deve atingir R$ 4,3 bilhões nas plantas de João Monlevade e Serra Azul, em Itatiaiuçu.

A meta é, até o ano de 2024, dobrar a capacidade produtiva da usina de João Monlevade de 1,2 milhão de toneladas/ano para 2,2 milhões de toneladas/ano. Já a produção da Mina do Andrade deve ser elevada de 1,5 milhão de toneladas/ano para 3,5 milhões de toneladas/ano.
A produção de minério de ferro da Mina de Serra Azul deve ser elevada de 1,6 milhão de toneladas/ano para 4,5 milhões de toneladas/ano.
Empregos
O novo investimento deve gerar cerca de 1350 novos postos de trabalho, sendo 650 para a Usina de Monlevade e 330 para a Mina do Andrade.
Vale destacar que mais empregos poderão ser gerados pelas empresas contratadas. As vagas disponíveis são divulgadas no site https://vagas.com/ArcelorMittal.
Laminador 3
Em janeiro deste ano o novo laminador (TL3) da ArcelorMittal completou um ano de operação. O investimento da ordem de R$ 580 milhões envolveu também a sinterização e a aciaria, além da ampliação dos sistemas logísticos de recepção de matérias-primas e expedição.
Segundo a empresa foram gerados cerca de 120 novos postos de trabalho.
Laminação
A laminação é uma operação que se inicia após o lingotamento do aço. O produto passa por cilindros que irão lhe dar a forma e a dimensão desejadas.
Produtos gerados
A ArcelorMittal Monlevade, que em 2022 recebeu certificação global por produção sustentável de aço, é especializada na fabricação de fio-máquina.
Um produto de aplicações especiais como em molas, cabos diversos, mangueiras para extração de petróleo, cordoalhas para concreto protendido, arames para aplicações agropecuárias, lãs e palhas de aço, fixadores em geral, cordoalhas para fabricação de pneus, arames para solda, eletrodomésticos e outros.