top of page
  • Foto do escritorFrancis Júnior Jornalista

Novo prazo para o "limpa nome"

É mais uma oportunidade para quem está encrencado com dívidas antigas!

Trata-se do Programa Desenrola Brasil cujo prazo foi prorrogado para até 31 de março de 2024. Agora, os usuários com conta bronze no GOV.BR já podem acessar a plataforma de renegociação de dívidas do governo federal (https://www.gov.br/fazenda/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/desenrola-brasil).

O programa já ajudou mais de 10 milhões de brasileiros e abrange dívidas negativadas entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022.  

De acordo com o Censo Nacional do Programa Desenrola Brasil, a segunda fase do programa, iniciada em outubro, ofereceu descontos significativos, chegando a 98,6% do valor total da dívida. 

Alerta importante

Mas, Edval Landulfo, conselheiro suplente do Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-BA), alerta as pessoas que conseguiram liquidar suas dívidas para terem cuidado e evitarem novas, principalmente diante das tentações de fim de ano.

“O risco de endividamento neste período é gigantesco. E aí você tem toda uma dificuldade para o início do ano, quando vem algumas festas, compromissos como compra de material escolar, IPTU, IPVA, além de outros impostos a pagar. Então, tem que ter essa cautela para que o nome não venha a ser negativado novamente”, explica.

Os inadimplentes 

De acordo com o Serasa, em outubro o Brasil registrou cerca de 72 milhões de inadimplentes. São pessoas que convivem com diversos problemas, desde emocionais e familiares à obtenção de crédito para compra de imóvel, veículo ou mesmo um financiamento.

Por isso o alerta dos especialistas para algumas estratégias para não fazer novas dívidas, como o uso de planilhas, concentrar as compras em um único cartão e fazer reserva de emergência.

55 visualizações
  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page