Monlevade e São Gonçalo e o turismo
- Francis Júnior Jornalista
- há 1 hora
- 2 min de leitura
Os dois municípios colhem os benefícios dos investimento no turismo!

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo formalizou sua adesão ao Programa de Regionalização do Turismo, uma iniciativa que busca fortalecer a integração entre cidades e ampliar o desenvolvimento do setor no estado.
A assinatura foi realizada pelo prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho), pela Secretária de Turismo, Cecília Aparecida de Assis Fonseca, e pelo presidente do Conselho Municipal de Turismo, João Vitor Dias.
Com a adesão, São Gonçalo assume o compromisso de participar da Instância de Governança Regional (IGR) do Circuito do Ouro e, dentre outras ações integrar seu planejamento estratégico de turismo à região e apoiar ações conjuntas para o fortalecimento do turismo regional.
João Monlevade recebe ICMS
A Política Nacional de Turismo, estabelecida pela lei 11.771/2008, tem dentre os seus princípios a regionalização do turismo, sob a perspectiva de que mesmo um município que não possui uma clara vocação para o turismo, que não recebe o turista em seu território, pode dele se beneficiar como fornecedor de mão-de-obra, produtos e serviços.
Assim foi criado o Programa de Regionalização do Turismo que tem como principal objetivo principal o apoio à estruturação dos destinos, à gestão e à promoção do turismo no País com as estratégias: mapeamento, categorização, formação, fomento à regionalização, comunicação e monitoramento.
Em João Monlevade a Fundação Casa de Cultura integrou o município à esse programa e também ao Mapa do Turismo Brasileiro. A cidade ganhou estrutura e planejamento turístico, o que resultou na obtenção de pontuação máxima no ICMS Turismo de Minas Gerais.
Certificado
O Ministério do Turismo (MTur) certificou, pela primeira vez, o município de João Monlevade como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro em reconhecimento ao seu potencial no setor turístico. Clique aqui e confira mais informações sobre a expectativa de desenvolvimento de João Monlevade com o turismo.
