top of page
Novembro 1100x160 px.png
Foto do escritorFrancis Júnior Jornalista

Metas para o desenvolvimento de Monlevade

O projeto Agenda Viva traça um caminho para o desenvolvimento do município.


No mês em que comemora 59 anos de emancipação João Monlevade recebeu importantes presentes, além das festas e inaugurações da Prefeitura Municipal.

Um dos presentes foi entregue nesta quarta-feira (26/04/2023) pela Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços de João Monlevade (ACIMON) e Sebrae-MG - a AGENDA VIVA, Um Plano de Metas para João Monlevade.

Trata-se de um programa de trabalho, embasado nos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e direcionado às instituições públicas e privadas do município.

A apresentação foi no anfiteatro no Centro Educacional para representantes de todos os seguimentos da sociedade. E ao final um exemplar foi entregue a cada um dos presentes.

Na imagem o diretor financeiro do Sicoob Credimepi, José Sueli Ferreira e a gerente Luciana Alves Silva de Castro, recebendo a agenda das mãos da funcionaria da Acimon, Janaína Alves.

União da força empreendedora

A agenda foi criada por uma equipe constituída por representantes de várias empresas e instituições em uma parceria que envolveu Acimon, Sebrae, Amepi, ArcelorMittal, Câmara de Vereadores, Prefeitura, Casa de Cultura, Cosnmepi, Doctum, Fusão Ligas, OAB João Monlevade, Sest/Senat, Sicoob Credimepi, Sime, UEMG Monlevade, UFOP Monlevavde e Vale.

Na solenidade de apresentação da Agenda Viva destaque para os apresentadores, os representantes das equipes que trabalharam na realização do diagnóstico municipal e na formulação das metas - Juliana Estevan, Yolanda Carla Lima Coelho, Eurides Júnior, Thiago Henrique dos Santos e David Roosevelt Júnior.

Cobrança de impostos

Esse encontro foi finalizado com uma palestra do Diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas e ex-Secretário de Desenvolvimento da cidade de Extrema, Adriano Carvalho. E segundo ele, para atrair novas empresas e potencializar o desenvolvimento João Monlevade precisa oferecer um regime tributário diferenciado dos demais municípios, como fez a cidade de Extrema.

Metas da Agenda Viva

E dentre as várias metas para serem cumpridas até o ano de 2032 a implantação da educação empreendedora nas escolas; o incentivo à agricultura familiar, ao cooperativismo e a implantação do Plano Regional de Desenvolvimento; a criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico; a elevação da incubadora de empresas à condição de incubadora de empresas e habitat de inovação; a reestruturação do distrito industrial; a implantação do APL Automotivo, do mercado municipal e o incentivo as compras locais e ao intercâmbio internacional.

A agenda está disponível no site da Acimon.

Coleta seletiva

A Prefeitura de João Monlevade foi representada pelo vice-prefeito e secretário municipal de planejamento. Fabrício Lopes afirmou que a Administração Municipal está disposta a cumprir as metas que ajudou a criar e fez uma revelação que tem haver com o desenvolvimento: até o mês de junho de 2023 a Prefeitura vai chegar a 100% na coleta seletiva de lixo.

ArcelorMittal e a expansão

Vale destacar também os presentes que João Monlevade recebeu da ArcelorMittal que anunciou mais investimento para dobrar a capacidade de produção de aço da usina de João Monlevade.

Nesta nova fase de expansão que já começou, e que vai gerar novos empregos e mais impostos para o caixa da Prefeitura, a produção de fio-máquina será elevada de 1,2 toneladas/ano para 2,2 toneladas/ano.

Portas abertas para visitação

Um outro presente da siderúrgica é a abertura do Espaço ArcelorMittal para visitação pública. Uma oportunidade para se conhecer o museu do ferro e do aço e o Solar Monlevade - o casarão e a fábrica de utensílios de ferro do pioneiro francês Jean Monlevade.

Essa visita deve ser agendada pelo telefone (31) 3859-1715.

179 visualizações
  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page