top of page
  • Foto do escritorFrancis Júnior Jornalista

Jubileu da Big Band Funcec

E vem aí mais uma grande apresentação da orquestra de João Monlevade.

A Orquestra Big Band Funcec, um dos maiores patrimônios da nossa arte e da nossa cultura vai realizar mais uma grande apresentação! Será no domingo, dia 7 de maio, no salão de eventos do Sindicato dos Metalúrgicos, a partir das 18h, com entrada gratuita.

São 25 anos de desenvolvimento de um estilo raro de composição orquestral que vem atravessando décadas desde sua criação. Com 25 músicos e três cantores a Bigband vem se adaptando às mudanças que a sociedade vem passando ao longo dos anos. O estilo originário do Jazz, dá atualmente vez também ao Pop, MPB, Samba e tantos outros.

Homenagens

De acordo com o maestro, Leonardo Neres Basílio durante as comemorações do Jubileu de Prata da Orquestra o grupo revisitará grandes sucessos de seu repertório, ao mesmo tempo trazendo novidades e fazendo homenagens a eternos parceiros como: Neide Roberto e maestros que já integraram e integram a Orquestra. “As comemorações estão apenas começando e pretendemos até 2024 realizar um trabalho dedicado ao público de toda a região”, reforçou.

Na última semana, o projeto Jubileu de Prata da Orquestra Bigband Funcec foi aprovado pela Lei Estadual de Cultura, o que dá direito à Orquestra captar recursos via ICMS das empresas para execução do projeto que prevê apresentações em todo Estado. A equipe de produção está inserindo o projeto nas principais plataformas de patrocínio para executar da melhor maneira o projeto.

Credenciamento da Lei Rouanet

A Fundação também possui outros projetos em processo de captação via Lei Rouanet, que se refere ao direcionamento de imposto de renda devido, tanto de pessoa física, quanto jurídica a projetos culturais. Entre eles o de Manutenção da Orquestra, 2ª Edição do Concertos Didáticos e Bigband nos Embalos dos Anos 70, ambos com data de captação até dezembro de 2023.

Uma história de gerações

No dia 5 de maio de 1998, o então músico e empresário Theophilo Domingues, junto com um grupo de amigos advindos da Banda Guarani inovaram criando uma Orquestra ligada a Funcec, uma das maiores instituições de educação da região na época.

Uma proposta grandiosa, já que somente grandes instituições possuíam está modalidade de grupamento musical. Dela deu-se origem há várias ramificações como corpo de baile, e demais grupos musicais.

Desde 2012 a Fundação é totalmente voltada a projetos culturais e já ofereceu pequenos apoios a outras entidades, enquanto busca a manutenção da orquestra com ensaios constantes e apresentações em parceria com prefeituras da região.

82 visualizações
  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page