top of page
1100 x 160.png
Foto do escritorFrancis Júnior Jornalista

Hospital em crise

Em Rio Piracicaba cresce a preocupação com a situação financeira do hospital.

Na cidade de Rio Piracicaba é grande a preocupação diante de informações de que o Hospital Julia Kubitschek corre o risco de fechar as portas.

Essa possibilidade teria sido anunciada pelo prefeito Augusto Henrique da Silva, que apontou o agravamento da crise financeira do hospital da cidade em razão da paralisação das atividades da Mina Morro Agudo.

A mineradora Vale suspendeu as atividades da mina a mais de um ano, em razão de ação do Ministério Público. Fato que prejudica a arrecadação do município, a geração de empregos e o comércio lojista.

Crise antiga

E agora surgiu a informação sobre agravamento da crise financeira no hospital que sempre careceu de investimentos. Essa crise é antiga, a exemplo do que acontece com os demais hospitais das cidades da região.

E vale destacar que o Julia Kubitschek é gerido por uma associação, a exemplo do hospital de João Monlevade, e sobrevive com subvenções municipais, estaduais e federais e de instituições privadas.

A economia

O fato é que as autoridades municipais precisam implementar ações alternativas de desenvolvimento econômico para Rio Piracicaba, ou seja, o município não pode se manter na dependência da mineração.

Os potenciais

O município, cuja história foi iniciada em 1713, no tempo de ricas jazidas de ouro, conta hoje com cerca de 14 mil habitantes e é privilegiado com vasta área rural e um agronegócio que precisa de mais incentivo e visibilidade, assim como o comércio lojista.

Vale destacar a produção agrícola e a pecuária, a plantação de eucalipto, a produção de madeira e carvão, a criação de gado para carnes, leite e derivados, além das hortaliças.

O território conta com corredores para escoamento de seus produtos, como as rodovias BR 381 e BR 262 e uma das mais importantes ferrovias do Brasil, a estrada de ferro Vitória/Minas.

São fatores que poderiam ter elevado Rio Piracicaba, que já teve João Monlevade sob sua jurisdição, à condição de um dos municípios mais prósperos de Minas Gerais, poderia!

Porque isso não aconteceu?

Mineradora Vale

A exploração do minério de ferro veio após o fim do ciclo do ouro, o fim da garimpagem. O início da mineração, por volta de 1960, proporcionou crescimento e esperança e, agora, com a paralisação da extração na Mina Água Limpa, renasce o debate sobre a questão desenvolvimento econômico e social, além do risco de fechamento do hospital.

Informação é que a Vale pode retomar a produção na Mina Água Limpa no mês de outubro.

143 visualizações
  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page