Hoje tem espetáculo
- Francis Júnior Jornalista
- há 6 horas
- 2 min de leitura
João Monlevade recebe hoje a peça infantil A Festa dos Bichos!

Nesta terça-feira, 8 de julho, às 19h, João Monlevade vai receber o espetáculo infantil “A Festa dos Bichos no Cerrado”, na Praça da Paz, na Vila Tanque. A apresentação é assinada pelo grupo Reticências - Núcleo de Artes Cênicas e faz parte do programa Diversão em Cena, promovido pela Fundação ArcelorMittal.
Com importantes lições sobre a preservação da natureza, a trama gira em torno dos preparativos para o Dia Nacional do Cerrado. O Lobo-Guará, símbolo do bioma, une-se a outros animais — dentre eles, Onça, Anta, Macaco-Prego, Tamanduá, Cobra Jararaca, Tatu, Ema, Seriema e Coruja — para organizar uma grande celebração.
No entanto, um ambicioso agricultor, que planeja devastar a área para expandir suas terras, coloca em risco não apenas a festa, mas também a biodiversidade e as espécies locais. Em meio a muita música, dança e bom humor, os bichos se unem para impedir a tragédia e ensinar ao fazendeiro a importância de coexistir com o meio ambiente.
Em dois atos
“A Festa dos Bichos no Cerrado” se divide em dois atos: o primeiro revela a importância do bioma e apresenta os personagens em meio aos preparativos da festa, enquanto o segundo foca na realização do evento e na luta dos animais contra o agricultor. O Lobo-Guará, com sua astúcia e a lenda de aparecer e desaparecer, protagoniza a missão de proteger o Cerrado, enquanto os outros personagens se transformam em DJ, segurança, garçom, fotógrafo, faxineira e cozinheiro, ao mesmo tempo em que sabotam os planos do fazendeiro.
Ao final, o grupo consegue deter a ação do homem e garantir a proteção do seu amado bioma, ensinando às crianças como é possível ter desenvolvimento sem devastação ambiental. A peça termina com uma reflexão emocionante sobre a importância da preservação do Cerrado e do cuidado com a fauna e a flora local.
Lei de incentivo
Este espetáculo é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, em parceria com produtores culturais. Conta com patrocínio da Fundação ArcelorMittal, por meio da ArcelorMittal, e apoio da Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Cultura. A realização é do grupo Reticências e do Governo de Minas Gerais.
Comments