top of page
  • Foto do escritorFrancis Júnior Jornalista

Estacionamento rotativo encerrado

Laércio decreta o fim da taxa de estacionamento nas ruas de Carneirinhos.

O prefeito Laércio Ribeiro, por meio do Decreto nº 95/2023, declarou o fim do contrato com a Ti.Mob Tecnologia e Soluções em Mobilidade Ltda ME, empresa responsável pela implantação, operação, manutenção e gerenciamento dos estacionamentos nas ruas centrais da cidade.

A justificativa é que a empresa não cumpriu algumas regras e obrigações estabelecidas no contrato, como a retirada de monitores, a não implantação de equipamentos necessários para a monitoração das vagas de estacionamento, atrasos nos repasses financeiros estabelecidos, entre outros.

Foram instaurados dois processos administrativos pela Comissão de Sindicância e Atos Administrativos para apurar as reclamações contra a empresa e, mesmo após ser notificada sobre as falhas encontradas, a Ti.Mob não tomou as medidas necessárias para corrigi-las. Em virtude disso, a administração municipal considerou que o contrato não poderia continuar e declarou a caducidade, ou seja, o seu término.

Em nota a Prefeitura destaca que o processo seguiu todas as regras legais e foi garantido à empresa o direito de se defender e apresentar sua versão dos fatos. No entanto, ficou comprovado que houve diversas infrações e descumprimentos das obrigações por parte da Ti.Mob.

Cabe recurso

A empresa, de acordo com a Procuradoria Jurídica do município, ainda tem a possibilidade de recorrer da decisão da administração municipal judicialmente.

Para regulamentar as vagas de estacionamento na região central de João Monlevade, a Prefeitura vai estudar outros meios. “Estamos avaliando diversas alternativas para implementar um novo modelo de estacionamento rotativo, levando em consideração a experiência de outras cidades e buscando soluções que sejam eficientes e atendam às necessidades da população e dos comerciantes locais. Nosso objetivo é garantir um serviço eficiente e de qualidade para a população, levando em consideração a transparência, a legalidade e o respeito ao dinheiro público”, destacou o prefeito Dr. Laércio.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), reforçou o compromisso da administração municipal em ouvir a opinião da comunidade e dos setores envolvidos, visando encontrar a melhor solução para regularizar o estacionamento na região central de João Monlevade. “A transparência e a participação da população serão fundamentais nesse processo de tomada de decisão”, finalizou.

Polêmica

*Foi na gestão do prefeito Teófilo Torres a implantação da cobrança para estacionar veículos em ruas e avenidas de Carneirinhos e bairros próximos. Fato que gerou polêmica, principalmente porque a empresa Ti.MOB ficava com 80% de toda a arrecadação, ou seja, para o município só 20%.

854 visualizações
  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page