Crimes virtuais em alta
É a modalidade de estelionato que mais cresce no Brasil.
O crime via internet se consiste basicamente no oferecimento de uma boa oportunidade em troca de algo simbólico. São 208 golpes por hora no Brasil.
Dentre os mais comuns estão o golpe do falso empréstimo, o golpe do PIX, do boleto falso e o golpe executado via WhatsApp, quando os criminosos conseguem os dados da vítima e passam a exigir dinheiro de seus amigos e familiares.
São estelionatos que cresceram ao longo dos últimos anos. E segundo a 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública só em 2022 foram mais de 1,8 milhão de ocorrências.
E diante da dificuldade das autoridades em dar combate aos bandidos, especialistas alertam para a necessidade de aparelhamento das polícias para promover a investigação dos crimes e, além disso, elevar a proteção de dados, principalmente das redes sociais, visto que as quadrilhas têm acesso aos bancos de dados de plataformas do Governo.
A estatística do terror
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública revela outros números assustadores, além dos crimes via internet!
Só em 2022, foram registrados 74.930 estupros, o maior da série histórica da publicação. Houve ainda registro de 74.061 pessoas desaparecidas.