Credibelgo e o Prêmio SomosCoop
- Francis Júnior Jornalista

- há 4 dias
- 3 min de leitura
A cooperativa recebeu o reconhecimento pela excelência em gestão!

O cooperativismo mineiro é, mais uma vez, referência nacional em gestão e governança. Em 2025, Minas Gerais bateu recorde de reconhecimentos no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão: foram 81 cooperativas premiadas e 17 com selos entre elas a Credibelgo, somando 98 homenagens, mais da metade do total nacional (53%).
Essa jornada rumo à excelência começou em 2013, na primeira edição do prêmio, quando oito das 28 premiadas eram mineiras, representando 29% do total. Em 2015, o cooperativismo de Minas trouxe para casa 35% dos troféus, percentual que subiu para 44% em 2017. Dois anos depois, em 2019, das 56 premiadas, 28 eram de Minas, um total de 50% das premiações.
No ciclo de 2021, foram 42 coops do Estado reconhecidas entre as 103 finalistas no prêmio. Em 2023, mais um recorde: dos 56 prêmios, as coops mineiras receberam 35, representando 62% do total nacional.
Agora, com os resultados de 2025, o Estado se consolida como referência no aprimoramento da gestão e da governança cooperativistas no país.
Estratégia de futuro
Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, os dados comprovam a consistência de um modelo que aposta na qualidade como estratégia de futuro. “A premiação reflete o trabalho incansável das cooperativas e o esforço técnico e estruturado do Sistema Ocemg para apoiar cada uma nessa caminhada. Temos convicção de que aperfeiçoar a gestão é investir no futuro do cooperativismo mineiro”.
Um caminho com várias etapas
A base do reconhecimento no prêmio é o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Por meio da ferramenta de autoavaliação, as cooperativas realizam diagnósticos, traçam planos de melhoria e submetem evidências de seus processos.
O Sistema Ocemg acompanha cada fase de perto, com uma metodologia de suporte que faz a diferença.
O processo inclui:
● Seminários de Atualização do Questionário, que neste ciclo reuniram 120 cooperativas;
● Reuniões de Preenchimento Assistido, com 101 participantes em 2025;
● Instruções Práticas Assistidas (IPAs), que orientaram diretamente 101 cooperativas, com 87% delas reconhecidas com prêmio ou selo;
● Visitas técnicas personalizadas, realizadas em 421 oportunidades no último ano, somando mais de 2 mil horas de orientação direta;
● Leitura e análise de relatórios e evidências prévias, totalizando 2.794 documentos examinados pela equipe da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do Sistema Ocemg
Evolução contínua
Segundo Alexandre Gatti Lages, superintendente do Sistema Ocemg, essa presença constante garante que a evolução aconteça de forma colaborativa e contínua. “Apoiamos as cooperativas em cada etapa”, explica. “Isso gera confiança, esclarece dúvidas, melhora a qualidade das entregas e as prepara para ir além. O PDGC é uma ferramenta estratégica.”
Do selo ao ouro de 2023 para 2025 muitas cooperativas mineiras que haviam recebido o selo de reconhecimento evoluíram para o troféu — com destaques nas categorias Prata e Ouro — em um salto qualitativo.
O crescimento também se deu na participação total: 134 cooperativas do Estado se inscreveram no ciclo 2025, o maior número da série histórica, representando 37% das inscrições nacionais.
De acordo com Alexandre, o desempenho de Minas Gerais é resultado da combinação entre engajamento das cooperativas, metodologia técnica e apoio institucional. Uma construção que atravessa ciclos, amadurece com os desafios e aposta no desenvolvimento como caminho. “Quando falamos que o Sistema Ocemg caminha lado a lado com as cooperativas, não é discurso, é prática. O que construímos ao longo desses anos é um modelo de acompanhamento e confiança. A evolução que estamos vendo é só o começo do que ainda podemos fazer”, conclui.
*Fonte: www.scoopcredibelgo.com.br





























Comentários