Congado em luto em Monlevade
A semana começou com a triste notícia do falecimento do Capitão Geraldo!
Em João Monlevade o Congado está em luto pelo falecimento de Geraldo da Conceição Lisboa, um dos 'guardiões' desta manifestação cultural e religiosa afro-brasileira que é uma mais tradicionais do País.
O Capitão Geraldo é um dos fundadores da Guarda de Congado Nossa Senhora de Sant’Anna que comemora neste ano 53 anos de criação com o título de “tombamento” como patrimônio cultural da cidade.
E há cerca de 20 anos criou o Congado São João Evangelista do bairro São João, que também foi relacionado pela Fundação Casa de Cultura como 'patrimônio imaterial' do município e onde ocupava o posto de capitão regente.
O acidente
A informação é que o Capitão Geraldo sofreu uma queda no dia 15 de agosto e, desde então, estava internado no Hospital de Pronto Socorro João XXIII, em Belo Horizonte e, infelizmente, não resistiu aos ferimentos.
Ele faleceu aos 63 anos sendo que, 55 foram dedicados ao Congado e à sua perpetuação através da formação de novos integrantes, assim como ele que, desde criança, dançava e entoava os cânticos das festas dedicadas à Nossa Senhora do Rosário.
O propósito
E numa fatalidade o Capitão Geraldo nos deixa, mas com o sentimento de que o propósito nesta vida foi cumprido. Agora ele está no Reino de Deus onde recebe novas reverências pelo trabalho aqui em prol da família, da comunidade e da cultura.
Seu corpo, que está sendo velado no Velório Municipal, será sepultado às 14h no cemitério do Baú.
(Francis Júnior, jornalista e editor)