top of page
disp-AM-Aniv-Andrade-1160x160.png
  • Foto do escritorFrancis Júnior Jornalista

Casa de Cultura convoca professores

Em João Monlevade a meta é a capacitação de educadores patrimoniais, professores.

A Fundação Casa de Cultura de João Monlevade realiza nesta segunda-feira (13/03/2023), no auditório Leonardo Diniz (sede da Prefeitura), uma capacitação de educadores patrimoniais.

O evento terá início às 18h e é direcionado à professores interessados no tema.

Na pauta uma palestra a ser proferida pela diretora-presidente da Fundação, Nadja Lírio Furtado. Ela vai falar sobre bens protegidos no município, legislação e política de patrimônio, além de dar orientações sobre o uso da plataforma digital Colonia.Lu como instrumento de educação patrimonial.

A colônia luxemburguesa

A plataforma Colonia.Lu foi lançada no ano passado pela cineasta e historiadora Dominique Santana, de Luxemburgo, como parte do projeto multimídia “A Colônia Luxemburguesa”, que aborda a história de João Monlevade a partir da implantação da usina da Companhia Siderúrgica Belgo Mineira (atual ArcelorMittal) e da construção da vila operária nos anos 1930.

Professores interessados em participar da capacitação devem se inscrever por meio do formulário disponível nas redes sociais da Fundação.

Cidade irmã

Vale destacar aqui que o “Tratado de Miscigenação” assinado pelo prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro, e pelo prefeito de Esch-sur-Alzette, Georges Mischos, abriu um caminho novo para negócios, culturais, educacionais, tecnológicos, turísticos e econômicos também, entre a cidade mineira e a cidade de Luxemburgo, um dos países mais desenvolvidos da Europa.

A capacitação desta segunda-feira no auditório da Prefeitura de João Monlevade pode ser uma oportunidade para se conhecer um pouco mais sobre essas oportunidades.

Sobre a solenidade de assinatura do Tratado, foi no plenário da Câmara de Vereadores de João Monlevade (foto com o prefeito Georges e outras autoridades luxemburguesas) no dia 1º de julho de 2022.

15 visualizações
  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page