top of page
AM - 90 ANOS MINA ANDRADE  E USINA MONLEVADE - JM NOTICIAS - BANNER - 1160X160PX (1).jpg

Campeã mundial de robótica

  • Foto do escritor: Francis Júnior Jornalista
    Francis Júnior Jornalista
  • há 15 horas
  • 3 min de leitura

A equipe destaque na Coreia do Sul visitou o prefeito Laércio Ribeiro!

ree

O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT) recebeu em seu gabinete a equipe do projeto social 'Na Mochila', integrado por estudantes de João Monlevade, Nova Era e Rio Piracicaba. Eles retornaram de Daegu, na Coreia do Sul, com uma conquista inédita! A medalha de prata do Fira Robo World Cup 2025.

Foi segundo lugar na categoria Missão Impossível U14 (programação), resultado que coroa anos de dedicação e treinos. A classificação para o torneio internacional havia sido conquistada no ano passado, após o grupo vencer uma disputa nacional em São Luís do Maranhão.

O criador e líder do projeto, professor Hailisson Rodrigo Ferreira, destacou a relevância do apoio recebido e elogiou os alunos. “Todos aqui são bons alunos e antes disso, são bons seres humanos. Eu sempre falo com eles: tem que acreditar na política, independente de que lado você seja, existe a política do bem, que faz acontecer. Por isso, mais uma vez contamos com o apoio de todos para continuar a realizar importantes feitos na vida desses meninos”, falou o professor.

Orgulho  do Médio Piracicaba

A conquista internacional do 'Na Mochila' foi celebrada com emoção pelo professor Hailisson e pelos alunos. Em Daegu, o grupo fez história ao levar o nome de Minas Gerais e do Médio Piracicaba ao pódio mundial.

Nas redes sociais, a equipe compartilhou um “diário de viagem”, mostrando desde os deslocamentos até os bastidores da competição. Em uma das provas, o robô desenvolvido pelos estudantes conseguiu detectar e desviar de obstáculos sem contato, garantindo a classificação.

O projeto

Criado em 2020, em Nova Era, o Na Mochila soma uma série de conquistas, como o título brasileiro do Torneio de Robótica no Mérito Científico (2021) e o bicampeonato estadual da Federação Internacional de Robótica e Automação (2023 e 2024). Em 2024, o grupo venceu o torneio nacional do Fira, em São Luís do Maranhão, que credenciou a equipe para a disputa internacional.

Hoje, o projeto reúne alunos da Emip, do Colégio Cesp, das escolas estaduais Alberto Pereira Lima e Manoel Loureiro (João Monlevade), Professor Antônio Fernandes Pinto (Rio Piracicaba), Padre Vidigal e Nossa Senhora de Fátima e da Escola Novaerense (Nova Era).

O prefeito Dr. Laércio parabenizou os jovens pela conquista e ressaltou que a Prefeitura seguirá apoiando iniciativas que unem educação, inovação e transformação social em João Monlevade.

A voz dos alunos e seu professor

Durante a visita ao prefeito, os estudantes também compartilharam as experiências vividas na Coreia do Sul.

Com apenas 14 anos, o aluno do Emip Samuel Felipe Cândido de Oliveira, foi o responsável pela programação que garantiu o vice-campeonato à equipe. Ele falou sobre a viagem à Coreia e destacou os valores da cultura local.  “O que mais me chamou atenção foi a educação, tanto culturalmente quanto escolar. Isso se evidencia em vários momentos, como nos locais públicos limpos e organizados, e nas pessoas super educadas”, declarou.

Já Maria Vitória Eduarda Silva,  16 anos, ressaltou o impacto do projeto em sua vida. “O Na Mochila mudou completamente minha vida. Me ensinou a ter persistência, acreditar nos meus sonhos e mostrou que, com esforço e dedicação, podemos ir longe. Esse projeto significa muito mais que apenas aulas de robótica e torneios. Ele me mostrou a força de um trabalho em equipe e de quando nós nos apoiamos, mesmo sem vencer sempre.”

Questionado sobre como a robótica pode transformar a forma como os alunos aprendem na escola e até mesmo seu futuro profissional, o professor Hailisson explica que a disciplina apresenta aos alunos um mundo ao qual não teriam acesso. “Eles aprendem ciência que não veriam em uma escola normal, e essa formação é mais completa. Os jovens entendem mais o valor da educação e já se preparam para o mercado de trabalho, que não é do futuro, mas do presente. Lá na Coreia vimos robôs atendendo pessoas. A mensagem que deixo é: acreditem na educação. Ela transforma vidas e nos leva a lugares incríveis”, completou.

Storie-Marketing-Digital-JM-Notícias.jpg
  • Whatsapp
  • Instagram

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
bottom of page