top of page
disp-AM-Aniv-Andrade-1160x160.png
  • Foto do escritorFrancis Júnior Jornalista

Bacia do Piracicaba pode estar secando

A situação da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba será revelada pela Expedição Piracicaba com propostas de revitalização.

Está tudo pronto para a segunda etapa da Expedição Piracicaba. Será de 18 a 26 de março na Semana Mundial da Água. Um trabalho que vai revelar a situação das águas dos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba.

A expedição vai percorrer novamente toda a região, de Ouro Preto até Ipatinga.

Essa segunda fase tem como tema ‘Pela Vida do Rio’ e será fundamenta em seminários com apresentação do livro técnico científico, um filme documentário e uma exposição fotográfica com as imagens feitas durante a primeira expedição, em 2019, além das propostas para a revitalização da Bacia Hidrográfica.

O diagnóstico

A promoção é do Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio e do CBH Piracicaba, sob coordenação do presidente do CBH Doce, Flamínio Guerra e do jornalista Geraldo Magela Gonçalves (Dindão).

O trabalho envolve dezenas de profissionais, três universidades, professores, estudantes, prefeituras, Câmaras Municipais, instituições não governamentais e empresas como Gerdau, Bemisa, ArcelorMittal, Cenibra, Usiminas e a Ferro Puro que abraçaram a ideia de que todos precisam de água com qualidade e volume.

Vale destacar que a primeira fase foi realizada entre os dias 26 de maio a 5 de junho de 2019 e coletou material para análise em 21 municípios.

O resultado técnico científico é o mais elaborado diagnóstico sobre as condições hídricas da bacia já realizado, e que produz uma visão real dos impactos nos rios e o caminho para revitalização.

Seminários das Águas

Em cada cidade serão apresentados os problemas que afetam a qualidade e a queda no volume das águas, os responsáveis e as soluções. Vale destacar que já há município com dificuldade para manter o abastecimento em razão da perda de volume do rio Piracicaba e de seus afluentes.

Um fato que tende a se agravar com a elevação da ocupação humana e da exploração comercial predatória.

Segundo o organizador da obra, Geraldo Magela Gonçalves, “o estudo analisa a qualidade e vazão das águas e o uso e ocupação do solo na bacia. E traz um inédito levantamento de microcontaminantes presentes no rio".

Os coordenadores:

Iniciativa organizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba) em parceria com o jornal Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio, a expedição tem a coordenação técnico-científica da Unifei-Profágua e o apoio da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), OAK Energia, Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) de Belo Horizonte, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira (SAAE), Agência Nacional das Águas (ANA) e Instituo Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) além de todas as prefeituras da bacia.

Os apoiadores:

Apoiam também o projeto a Amepi, Amva, 11º BBM; 12º PMamb, Sisema - Governo Estadual, CBH Doce, MPMG, PERD, Parque Nacional do Gandarela, RPPN Caraça, Jornais, Rádios e sites das cidades da Bacia, TVs Globo Minas, G1, Rede Minas, TV Alterosa, SBT, Record, Iteract TV, Sites e Blogosfera.

Os patrocinadores:

O projeto conta com o patrocínio da Anglo American, Gerdau, Cenibra, Usiminas, ArcelorMittal, Aperam, Bemisa, Copasa, Grupo Avante–GSM–Ferro Puro, prefeituras de João Monlevade, Catas Altas, Rio Piracicaba, Itabira, Nova Era e câmaras de vereadores de Rio Piracicaba e Catas Altas.


O cronograma de apresentações:


Dia 18 de março

15h: Lançamento da Expedição no Anexo do Museu da Inconfidência, Praça Tiradentes, em Ouro Preto.

Dia 19 de março

8:30h: Mariana – Local a definir.

14:30h: Catas Altas – Lá Viola.

Dia 20 de março

8:30h: Alvinópolis – Fonseca.

14:30h: Santa Bárbara – Cine Vitória.

18:30h: Barão de Cocais – Câmara Municipal.

Dia 21 de março

8:30h: São Gonçalo do Rio Abaixo – Centro Cultural.

18:30h: Itabira / Bom Jesus – Acita.

Dia 22 de março

8:30h: Nova Era – Fazenda da Vargem.

18:30hs: João Monlevade / Bela Vista de Minas. Auditório Leonardo Diniz - Prefeitura.

Dia 23 de março

8:30h: Rio Piracicaba – Câmara Municipal.

18:30h: São Domingos do Prata – Aciap.

Dia 24 de março

8:30h: Antônio Dias – Câmara Municipal.

14:30h: Jaguaraçu / Marliéria – Área de Eventos da Pitangueira.

18:30h: Vale do Aço (Timóteo – Coronel Fabriciano – Ipatinga – Santana do Paraíso)

Evento em Coronel Fabriciano – Auditório da Prefeitura.

Dia 25 de Março

7h: Evento de encerramento – derramamento da água da nascente do Piracicaba no Rio Doce – Na foz do Piracicaba. Ipatinga.

11 visualizações
  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page