top of page
  • Foto do escritorFrancis Júnior Jornalista

Alerta para HIV/Aids

Em 2023 foram mais três mil pessoas no grupo de portadores do vírus HIV.

O mês de dezembro, conhecido como ‘Dezembro Vermelho’, é dedicado à prevenção do HIV, Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Em João Monlevade a Prefeitura tem realizado ações no sentido de alertar para as ações de prevenção e tratamento que é oferecido às pessoas soropositivas na UBS Vila Tanque.

O Serviço de Atendimento Especializado  e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) realiza orientações nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), atividades em parceria com as universidades, além de intensificar as testagens de HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Sábado da saúde em Monlevade

E para o dia 16 de dezembro está confirmado o ‘Sábado da Saúde’ de 8h as 16h na Policlínica e nas UBSs Dr. José Nelson Fagundes, Cidade Nova e Industrial.

Será com panfletagem, orientações e distribuição de camisinha, teste rápido de HIV/Aids e ISTs, consultas clínicas pré-agendadas para hipertensos e diabéticos, atendimento odontológico com avaliação odontológica de prevenção de câncer de boca para idosos e fumantes, distribuição de panfletos com orientações, kit de higiene bucal e vacinação.

Estatística mineira

De janeiro a novembro deste ano, as autoridades de saúde de Minas Gerais notificaram mais de três mil casos de HIV/Aids no estado. Segundo a Secretaria de Saúde do estado, mais de 55 mil pessoas estão em tratamento.

O médico infectologista Rodrigo Molina explicou que a prevenção para a redução do número de infecções pelo HIV deve envolver uma combinação de métodos, além do uso de preservativos, que não só protegem contra o HIV, mas também contra outras infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis, herpes e gonorreia.

Risco mínimo de transmissão

Segundo ele, o diagnóstico precoce pode ser um dos caminhos para que a doença não chegue a um estado avançado, além de impedir que outras pessoas possam ser infectadas visto que, com o tratamento adequado, o risco de transmissão passa a ser praticamente nulo.

Vale destacar que o SUS tem fornecido camisinhas femininas e masculinas, exames e o suporte integral para todas as formas de diagnóstico, tratamento e apoio. 

Estatística de João Monlevade

Em João Monlevade o Serviço de Atendimento Especializado  e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), localizado na Rua 17 do bairro Vila Tanque, presta atendimento à 280 pessoas. São 23 de Bela Vista de Minas, 10 de Catas Altas, 23 de Nova Era, 21 de Rio Piracicaba, 18 de São Domngos do Prata e 185 de João Monlevade.

E quem precisar de mais informações também pode ligar para (31) 3859-5849. E vale destacar que a Aids tem tratamento e o teste é gratuito e sigiloso.

146 visualizações
  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page