Vigilância em São Gonçalo
- Francis Júnior Jornalista
- há 18 horas
- 2 min de leitura
São Gonçalo deve aderir ao programa da Polícia Militar!

O prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Raimundo Nonato Barcelos (Nozinho), esteve reunido com o subcomandante da 17ª Cia PM Ind, Capitão Marlon e o Tenente Daniel Andrade, para tratar da adesão do município ao Programa de Vigilância Colaborativa.
A iniciativa, já adotada com sucesso em diversas cidades do Médio Piracicaba, consiste na integração de câmeras de monitoramento, pertencentes a instituições públicas e privadas, à malha de vigilância da Polícia Militar.
Vigilância em tempo real
Por meio de um sistema digital seguro, as imagens captadas são compartilhadas em tempo real, possibilitando uma atuação mais ágil e eficaz das forças de segurança.
Segundo o Tenente Daniel Andrade “o Projeto Vigilância Colaborativa não apenas amplia a capacidade de resposta da polícia, mas também aumenta a sensação de segurança da população, inibe ações criminosas e facilita a investigação de delitos”.
A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo avalia, junto à Polícia Militar, os trâmites técnicos e administrativos necessários para a adesão ao projeto, com o objetivo de garantir maior proteção à população e fomentar políticas públicas voltadas à prevenção contra a violência.
João Monlevade
Em João Monlevade a Polícia Militar conta com mais de 400 câmeras em pontos estratégicos da cidade. Um sistema que otimizou as ações e que reduziu os índices de criminalidade na cidade.
Os benefícios do programa:
- Monitoramento contínuo de áreas públicas com acesso remoto pelas equipes policiais;
- Aumento da efetividade operacional, com envio de viaturas a locais de ocorrência em tempo real;
- Melhoria na elucidação de crimes, graças ao registro audiovisual de eventos suspeitos;
- Fortalecimento da parceria entre comunidade e polícia, promovendo um modelo de segurança participativa.