top of page
disp-AM-Aniv-Andrade-1160x160.png
  • Foto do escritorFrancis Júnior Jornalista

Vem aí o Dia C

Em João Monlevade nova convocação para doação de medula óssea!

Essa será a segunda edição da campanha de doação de medula óssea pelo Dia C - Dia de Cooperar, uma ação conjunta das cooperativas de João Monlevade.

Seguindo pelo princípio da intercooperação estão juntas nesta ação a Credibelgo, Sicoob Credimepi, Sicoob Credicom, Unimed, Coopremon, Coopertramon e Sicoob União.

A coleta de amostras de sangue será realizada por uma equipe da Hemominas de Ponte Nova, no auditório do Sicoob Credimepi, na rua Pedro Bicalho, em Carneirinhos.

Salvar vidas

O diretor administrativo da Credibelgo, Reginaldo Braz (foto) destacou que a coleta de medula óssea (amostra de sangue) foi realizada com sucesso no ano passado, quando 80 pessoas fizeram a doação e, por isso mesmo, será repetida no dia Dia C de 2023.

O dirigente cooperativista afirmou que todas as pessoas em condições devem se apresentar porque essa doação salva vidas.

E dentre as exigências, que a pessoa tenha idade entre 18 e 35 anos, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

A coleta de amostras de sangue (HLA) será no dia 1º de julho das 8h às 13h.

O transplante

O exame coletado na cidade vai para o REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) do ministério da saúde.

Sobre o transplante de medula óssea (caso algum doador seja declarado compatível com algum paciente em algum lugar do país) vale destacar que o procedimento de coleta das células-tronco da medula óssea é simples e seguro.

Benefícios da doação

A legislação assegura ao doador de sangue e de medula óssea o desconto de 50% no ingresso para eventos culturais, de entretenimento e lazer em todo território nacional.

Mais informações podem ser obtidas nas sedes das cooperativas ou ainda ou pelo telefone(31) 3852-6050.

*Confere entrevista no Instagram

44 visualizações
  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page