Uma luz para nossos artistas da música
Marco Martino é o criador da revista digital NAVTRINE e do quadro GARIMPO POP.
Eu vejo muita gente falando que a galera nova não faz músicas de qualidade. Não é verdade. Tem muita gente fazendo música boa. O problema é que só chega na gente o popularesco. No passado haviam muitos festivais de música pra dar vazão à criatividade do povo.
Mas hoje em dia, são a cada dia mais raros os eventos autorais. Os próprios donos dos espaços se negam a contratar autorais, pois o público também rejeita. O público de hoje não tem paciência pra novidades. Prefere covers. Quer o que conhece, que já está pronto e abalizado pelo mercado.
Mesmo com toda segmentação, o mercado ainda foca naquilo que é ultra popular. Assim, gêneros como pisadinha, funk, pagode e sertanejo universitário preponderam e ocupam os 100 primeiros lugares das paradas brasileiras. Não sei se foi por causa da internet ou se sempre foi assim, mas minha impressão é que a música ficou fisiológica.
A pessoa ouve música pra dançar, pra mostrar o corpo, pra sensualizar, pra causar na balada. A música reflexiva, poética, elaborada desceu pro underground. Mas aí é que tá. Quem quer achar é só garimpar um pouco.
O underground tá na net. Tudo tá na net. Então, quem tem curiosidade e paciência encontra artistas que ainda não conseguiram chegar ao grande público, mas que são excelentes. São anônimos ilustres procurando seu lugar ao sol.
Pois bem. Eu criei a revista digital NAVTRINE pra falar sobre arte e cultura e dentro do guarda-chuvas do NAVTRINE criei o quadro GARIMPO POP, onde pretendo recomendar ouro puro que tenho encontrado, ótimos compositores e compositoras, cantores e cantoras, músicos e bandas incríveis.
E está na mira fazer um festival autoral, o Festival NAVTRINE. Quem topa participar?
Marco Martino - Cantor, compositor, produtor musical, jinglista, redator e roteirista