top of page
BANNER_1100X160 06-03-25.png

Turismo ganha força em João Monlevade

Foto do escritor: Francis Júnior JornalistaFrancis Júnior Jornalista

A Lei da Política Municipal de Turismo aprovada pela Câmara vai mudar o cenário.

E João Monlevade ganhou 'mais energia' para impulsionar o desenvolvimento econômico, cultural e social. E será com o turismo que deverá gerar novos negócios, novos empregos e renda a partir das potencialidades culturais, históricas e também ambientais do município.

Um processo que foi iniciado pela atual Administração Municipal assim que tomou posse. Na linha de frente está a Fundação Casa de Cultura que comanda uma série de ações de resgate e revitalização, incluindo feiras, festivais, exposições, cursos e oficinas que valorizam também nossos atores das artes plásticas, da dança, da música, do teatro, do artesanato, do congado, da capoeira, etc.

A projeção de Monlevade

A Fundação Casa de Cultura também passou a trabalhar no registro do patrimônio material e imaterial. Assim, João Monlevade surgiu no cenário da cultura em Minas Gerais e muito em breve deverá se destacar no cenário nacional.

Mais um passo importante para esse objetivo veio com a aprovação, na Câmara de Vereadores, do projeto de lei nº 1.367/2023 de iniciativa do Executivo que institui a Política Municipal de Turismo e dá outras providências. A matéria recebeu emenda 1 e 2, apresentadas pelo vereador Gustavo Prandini (PTB).

Os benefícios da lei

Conforme o texto do projeto, com esta criação, o município poderá integrar a Política de Regionalização do Turismo do estado de Minas Gerais e do Ministério do Turismo e se habilitar para receber recursos da Lei 18.030/2009, conhecida como Lei Robin Hood, especificamente no critério “Turismo” da cota parte do ICMS.

O apoio dos vereadores

Na sexta passagem pelo plenário para votação, depois de cinco pedidos de vista, todos os vereadores se posicionaram a favor da aprovação do Projeto, com a defesa de que João Monlevade, que leva o título de ‘Capital do Fio Máquina’, precisa democratizar e proporcionar à toda a população o pleno acesso aos atrativos turísticos e de que o município precisa passar a receber o ICMS do turismo.

Houve vereador que destacou a necessidade de se fortalecer o turismo de negócios e ecológico, assim como teve vereador que alertou para a necessidade de investimento na reforma dos trevos da BR 381, principal porta de entrada da cidade.

O líder do prefeito na Casa, vereador Belmar Diniz (PT), ressaltou que o projeto foi construído com competência pela equipe do Executivo e da Casa de Cultura visando o fomento do turismo municipal.

Herança de Jean de Monlevade

Muitos dos habitantes não conhecem a história, não conhecem o patrimônio artístico, cultural e ambiental e nem mesmo o potencial turístico de João Monlevade, cidade que teve seus pilares edificados por imigrantes franceses, luxemburgueses e africanos escravizados.

O começo com o Solar Monlevade (foto) e a Forja Catalã em 1818 deu origem à usina siderúrgica ArcelorMittal que hoje fabrica o melhor aço de toda a América Latina.

E neste período da história o município ganhou patrimônios (material e imaterial) e potencial como a melhor rede hoteleira do Médio Piracicaba. Além dos eventos, das artes, da música, do esporte e da gastronomia, vale destacar o moderno museu do ferro e do aço e o parque ecológico do Areão, o Floresta Clube que passa por obras estruturantes em meio à reserva de Mata Atlântica, e a Serra do Seara que pode ser transformada em lugar de visitação.

Francis Júnior


  • Whatsapp
  • Instagram

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
bottom of page