São Gonçalo em obras
A Prefeitura administra cerca de 100 obras em todo o município.
Em São Gonçalo do Rio Abaixo são mais de 100 obras no planejamento de 2023, sendo que 41 já estão em andamento. Dentre elas a retomada do trevo da BR 381 e o asfaltamento da estrada de Fernandes I e da MG-129, trecho da Estação Ambiental de Peti.
Vale destacar que a Estação de Peti, com mais de 500 hectares, também passa por reforma para reabertura a visitações.
Avenida Contorno Leste
A licitação da avenida Contorno Leste, que ligará o bairro Santa Efigênia ao trevo da rodovia é outro grande projeto em processo licitatório e que vai beneficiar a comunidade. Neste mesmo bairro, a reforma da Praça de Padre João foi licitada e a obra terá início em breve.
A pavimentação de trecho entre a localidade do Una até a BR 381 (cerca de 2 km) é outra benfeitoria prevista. No mesmo bairro haverá a finalização da construção da Estação de Tratamento de Água (ETE).
Canalização de córregos
Haverá também a reformulação da ETE, atrás do Parque de Exposições para colocá-la em funcionamento. As canalizações de córregos nos bairros: Recreio, Matias, Catungui, Fonte do Mato, Bom Sucesso, Martins e a extensão de rede em Vargem Alegre estão em andamento.
Serão quase 25 quilômetros de calçamentos pela cidade, entre eles os das comunidades rurais de Cachoeira, São José e Carrapato.
Escola em Borges
A construção da escola da comunidade do Borges está a todo vapor. Além disso, a ampliação da creche e escola de Vargem Alegre, a reforma do Centro de Educação Infantil José de Alencar são obras para esse ano, assim como a reforma e adequação da piscina do Centro Educacional de São Gonçalo do Rio Abaixo (Cesgra).
Também serão reformadas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) como a do bairro Recreio, já em execução.
Farmácia e Praça Central
A construção da Farmácia Municipal e almoxarifado da Saúde está em processo licitatório e é outra obra de destaque, como também a revitalização da área de eventos da Praça Central.
E, a prefeitura ainda dará início à segunda etapa das obras do Centro Administrativo, localizado na avenida Contorno Oeste e realizará o desassoreamento do rio Santa Bárbara. Essa obra vai reduzir o impacto das cheias.