top of page
  • Foto do escritorFrancis Júnior Jornalista

Rádio de Monlevade vai ter sede própria

A Câmara Municipal aprovou doação de lote para a Rádio Comunitária Comunicativa!

O projeto de lei nº 1.337/2023, da Administração Municipal, que autoriza o Poder Executivo a fazer cessão de uso de um terreno para a Associação Comunitária Comunicativa FM foi aprovado pelos vereadores em reunião ordinária da Câmara Municipal na quarta-feira, dia 6 de setembro.

O terreno, de 200 m² está localizado na Rua Manaus, bairro Satélite e a cessão de uso terá vigência de 30 anos, podendo ser prorrogado. O projeto prevê que o local não poderá ser cedido, locado ou sublocado pela Associação, sem prévia e expressa autorização do Município.

São 26 anos

A Comunicativa, que opera em João Monlevade há 26 anos na frequência 87,9 é uma emissora do sistema comunitário de rádio. Sua gestão e feita por representantes de diversas instituições como Movimento dos Sem Casa, Associação das Lavadeiras, Centro Comunitário do Cruzeiro Celeste e Sindicato dos trabalhadores no Serviço Público (Sintramon).

Hoje a presidência da associação é ocupada por Marcos Garça Pereira e o cargo de diretor-administrativo por Luiz Cláudio do Patrocínio.

Falta de dinheiro

Devido à legislação as emissoras de rádio comunitárias operam em baixíssima frequência, não podem explorar a área comercial (como fazem as emissoras particulares) e por isso mesmo não contam com recursos financeiros para investir em equipamentos, sede e nos profissionais da comunicação.

A verba que a rádio consegue à título de “apoio cultural” paga somente atividades básicas para manutenção como energia elétrica e internet.

A esperança

Já tramita no Congresso Nacional uma proposta de mudança no regulamento das emissoras comunitárias, no sentido de possibilitar à essas emissoras a comercialização de propaganda e aumento de potência. A esperança está nas mãos do presidente Lula que recebeu da Frente Parlamentar de Apoio às Rádios Comunitárias e da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço) a reivindicação de mudança na regulamentação.

Ação que pode ser executada por decreto.

A missão

Segundo os coordenadores da Comunicativa (87,9) a emissora tem como meta a comunicação de responsabilidade social, promover a interatividade e o bem estar da população, através de uma programação séria e construtiva de caráter comunitário e popular que pode ser acessada também pela internet e aplicativo de celular.

93 visualizações
PM 70-AM-Aniv-MLVD-BVM-1080x1080-Monlevade.png
  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page