Projeto psicossocial reforça a educação
Em João Monlevade a assistência social e psicológica ajuda muitas famílias.
Em João Monlevade pais, estudantes e professores de todas as escolas públicas ganharam um importante reforço no processo de formação!
Trata-se de um projeto psicossocial que proporciona aos estudantes atendimento psicológico e de assistência social, apoio aos pais e, aos professores, mais tempo e concentração para ensinar.
Esse trabalho é desenvolvido por psicólogas e assistentes sociais que avaliam problemas e soluções para pais, alunos e escola, proporcionando aos professores melhor tempo e concentração para ensinar.
Trabalho em rede
Vale muito conferir no YouTube essa reportagem realizada na Escola Promorar, onde a psicóloga Cibele Silva e a assistente social Elizabeth Tonelli realizam esse trabalho com toda a comunidade escolar.
Segundo elas, problemas de toda ordem, da ansiedade, estresse infantil, até a violência doméstica fazem parte da realidade de muitos estudantes, em praticamente todas as escolas.
Em João Monlevade uma 'rede' de instituições - Cras, Creas, Sésamo-IJ, secretarias municipais de saúde e assistência social e Conselho Tutelar - estão no programa de acolhimento e ajuda.
Tempo para o professor
Segundo Elizabeth Tonelli, esse trabalho é desenvolvido com satisfação. Além de ajudar os professores a desenvolverem melhor a educação, o resultado flui bem com escola, aluno e família.
Porém, ela deixou um alerta para os pais sobre o que eles aprendem em casa, ou seja, se a criança recebe amor, carinho e respeito em casa, serão esses valores que ela vai reproduzir na escola.
Família é responsável
Para a psicóloga Cibele Silva, as crianças precisam muito do apoio familiar visto que questões como ansiedade, estresse infantil, bullying, traumas da violência doméstica, são fatores que geram prejuízo no aprendizado e dificuldade de nas relações. Segundo ela, alguns casos são encaminhados para o serviço de psicologia infanto juvenil, o Sésamo-IJ, mas o fundamental é a atenção da família, nos trabalhos escolares, no lazer, afeto e amor.
Confere essa reportagem completa no YouTube – Francis Júnior JM
(https://www.youtube.com/watch?v=AUw5ESzpsTI)