top of page
  • Foto do escritorFrancis Júnior Jornalista

Prevenção para a chuva

Em Monlevade a Prefeitura contratou empresa para avaliar áreas de risco!

Diante dos recorrentes desafios enfrentados pelo município com inundações e alagamentos, especialmente nas áreas centrais e no Centro Industrial, a Prefeitura contratou a Fundação Christiano Ottoni para elaborar um diagnóstico e definir ações e obras de infraestrutura.

O foco principal é um mapeamento de áreas críticas, fornecendo dados para o desenvolvimento de estratégias eficazes de prevenção. Além disso, com o diagnóstico, a administração municipal terá um documento que vai permitir direcionar recursos para a realização de obras de infraestrutura necessárias, visando reduzir os impactos provocados pelas chuvas.

Os trabalhos são conduzidos pela secretaria municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e compreendem visitas programadas, reuniões estratégicas e análises detalhadas de dados.

As intervenções

Os representantes da Fundação Christiano Ottoni já visitaram, juntamente com membros das secretarias de Planejamento, Obras e Defesa Civil, diversos loteamentos e áreas identificadas como pontos críticos.

A comitiva esteve no cruzamento das avenidas Rodrigues Alves e Castelo Branco, na praça que liga as avenidas Getúlio Vargas e Wilson Alvarenga (foto), além das três bacias de contenção - Carneirinhos, Jacuí e Córrego dos Coelhos.

O vice-prefeito e secretário de planejamento, Fabrício Lopes, explicou que a análise detalhada marca um esforço significativo da administração municipal para garantir a segurança e bem-estar da população frente aos desafios climáticos que a cidade enfrenta.

Limpeza de bueiros

Outra ação preventiva para o período chuvoso adotada pela Prefeitura de João Monlevade é a limpeza de bueiros na cidade com ajuda de um caminhão hiper vácuo O caminhão emprega um sistema de jateamento especializado, capaz de remover resíduos sólidos e detritos acumulados nos sistemas de drenagem.

Vale destacar que em vários bairros os bueiros estavam obstruídos por terra e lixo.

70 visualizações
  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page