top of page
  • Foto do escritorFrancis Júnior Jornalista

Permissionários comemoram

Em João Monlevade, 16 anos depois, empresários recebem escrituras!

Essa quarta-feira, dia 4 de outubro, promete entrar para a história para muita gente em João Monlevade!

Isso porque neste dia os empresários que receberam permissão para implantar seus empreendimentos em terrenos da Prefeitura, e que depois tiveram que enfrentar ameaças de despejo, caso não pagassem valores exorbitantes, receberam as escrituras dos imóveis.

Algumas dessas escrituras foram entregues hoje na Câmara de Vereadores, quando dezenas de ‘permissionários’ compareceram à reunião ordinária. Seus representantes foram à tribuna para agradecer o apoio dos vereadores.

A união

Esse processo durou cerca de 16 anos e, depois de batalhas judiciais, foi solucionado através de um esforço conjunto da Associação dos Permissionários, da Administração Municipal e da Câmara de Vereadores.

Regularização Fundiária

Com o entendimento de que se tratava de uma questão econômica e também social, o prefeito Laércio Ribeiro e o vice Fabricio Lopes, empenharam esforços junto com uma comissão criada na Prefeitura especialmente para resolver o conflito e, assim, em parceria com a Câmara de Vereadores, implantar o Programa de Regularização Fundiária.

Uma ação que exigiu também a ‘revogação’ de um decreto da prefeita Simone Carvalho Moreira, que exigia dos empresários permissionários o pagamento de valores exorbitantes.

Geração de empregos

O processo envolve cerca de 70 empresários que investiram na implantação de seus empreendimentos nos terrenos cedidos pela Prefeitura, no ano de 2007, e que hoje geram cerca de quatro mil empregos diretos e indiretos no município.

Em entrevista o procurador jurídico da Prefeitura de João Monlevade, Hugo Martins, revela que uma equipe de 10 pessoas trabalhou neste processo durante dois anos com esse objetivo, fazer justiça social. Isso porque o benefício abrange os empresários que fazem o investimento, seus funcionários e familiares e mais: o dinheiro proveniente dos acordos já está sendo investido em obras na cidade.

Entrevistas e esclarecimentos

Nossa reportagem ouviu também o advogado Gabriel Pimenta, que presta assessoria à Associação dos Permissionários e um dos empresários que esteve na linha de frente da batalha.

Confere o vídeo no YouTube – Francis Júnior JM

157 visualizações
  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page