"Pela valorização da vida"
É campanha de prevenção ao suicídio promovida pela Prefeitura!
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de João Monlevade iniciou um processo de capacitação dos profissionais das suas diversas secretarias e departamento em uma campanha que tem como tema “Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio”.
Uma das ações reuniu no auditório da CDL profissionais da enfermagem, da Atenção Primária em Saúde (APS), da Divisão de Saúde Mental e agentes comunitários de Saúde (ACS), que ouviram palestras da secretária de saúde, Raquel Drumond, da coordenadora de saúde mental, Eliana Ferreira Bicalho e da psiquiatra e presidente do Conselho Curador da Fundação Crê-Ser, Rosângela Guimarães Ribeiro.
Em nota a assessoria de comunicação da Prefeitura esclarece que essa capacitação faz parte das atividades da Administração Municipal em prol da prevenção ao suicídio no município. Em setembro já havia sido realizado o I Simpósio Intersetorial de Prevenção ao Suicídio com reuniões, debates, análises, encaminhamento de propostas, ações e metas.
Objetivos e ações
O objetivo é que o assunto seja debatido durante todo o ano com a participação de outras instituições como as secretarias municipais de Educação e Assistência Social, Vigilância em Saúde (Visa), Procuradoria Jurídica, órgãos de segurança pública, universidades, escolas, imprensa e outros.
Sinais de alerta e CVV
As ações visam alertar para o surgimento de ideias ou intenções suicidas, a falta de esperança, além de incentivar na procura por apoio profissional. Em João Monlevade o pedido de ajuda pode ser feito nas unidades básicas de saúde, no Centro de Atenção Psicossocial, Sesamo, Sesamo Infantojuvenil, Hospital Margarida, Corpo de Bombeiros e no Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo telefone 188 ou no site cvv.org.br.