top of page
  • Foto do escritorFrancis Júnior Jornalista

Parque Ecológico do Areão quase pronto

O parque vai oferecer espaço para passeio por trilhas, corrida, piquenique, pista de pump track para prática de mountain bike, dentre outros atrativos ecológicos


A população de João Monlevade vai poder contar, muito em breve, com um parque ecológico, o Parque do Areão que já recebe infraestrutura e adequações.

Desde o ano 2021 que a Prefeitura, com apoio da Polícia Militar Ambiental, trabalha no desenvolvimento deste projeto. E para isso fechou os acessos ao interior da área.

O Areão ganhou esse nome nas décadas de 60 e 70 quando o terreno foi devastado para a extração de areia. A vegetação nativa morreu e várias nascentes desapareceram.

No início da década de 90 o então prefeito Leonardo Diniz deu início a um projeto de recuperação do terreno que já sofria com profundas erosões. A revitalização foi interrompida alguns anos depois com a implantação lá do parque de cavalgadas e eventos.

Agora a esperança ganhou energia nova com o projeto da Prefeitura de transformar o que restou em um parque ecológico com espaço seguro para visitação, passeio por trilhas, caminhada, corrida, piquenique e lazer.

Segundo o presidente da Comissão de Revitalização do Parque, Geraldo Magela (Dindão), duas das benfeitorias deverão ser entregues até o final de abril, no dia de aniversário da cidade: a implantação do sistema de vigilância por câmeras e a iluminação.

Em conversa com vereadores, na Camara Municipal, Dindão revelou ainda que já está sendo providenciada a licitação para contratação da empresa que vai recuperar as áreas degradadas e construir uma pista de pump track (para prática de mountain bike).

Além disso, uma outra empresa será contratada para fazer a reforma do Núcleo Municipal de Educação Ambiental do Areão (NUMEAR), onde será implantado o Centro de Extensão Universitário (CEU).

4 visualizações
  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page