top of page
disp-AM-Aniv-Andrade-1160x160.png
  • Foto do escritorFrancis Júnior Jornalista

Novidades na saúde de Monlevade

A Prefeitura oficializou a Acupuntura, Tai Chi Chuan e Quiropraxia na rede de saúde!

A partir deste mês, março, os monlevadenses terão à disposição, no sistema público municipal de saúde, as Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS), ou seja, Acupuntura, Tai Chi Chuan e Quiropraxia para complementar os tratamentos tradicionais.

Conforme a coordenadora da Atenção Secundária, Isabela Farias Guedes Beserra, essas terapias não substituem o tratamento tradicional. “São práticas complementares que vão potencializar os tratamentos convencionais de saúde, reduzir uso de medicamentos e melhorar a qualidade de vida e saúde mental dos pacientes”, destacou.

Acesso por encaminhamento

Os pacientes terão acesso a esses tratamentos por meio de encaminhamento de profissional de Saúde do SUS, da unidade de referência, com justificativa em complementar o tratamento convencional com as PICS. A Quiropraxia e a Acupuntura serão realizadas no Centro de Reabilitação a partir deste mês. Já o Tai Chi Chuan será realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a partir de abril.

Ministério da Saúde

Segundo Isabela Beserra, atualmente o Ministério da Saúde preconiza o uso de 29 PICS por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Cada uma delas é indicada para tratamentos complementares específicos.

Quiropraxia

A Quiropraxia, por exemplo, é uma técnica manual de terapia de tecidos moles e manipulação articular visando alívio da dor e correção postural, por causa disso ela é indicada para tratar disfunções mecânicas, alívios de dores musculares e articulares e desvios de posturas.

Tai Chi Chuan

Já o Tai Chi Chuan é uma prática corporal coletiva de origem oriental, que consiste em posturas de equilíbrio corporal através de movimentos lentos e contínuos promovendo benefícios físicos no relaxamento e meditação. É recomendado para o fortalecimento muscular, relaxamento e prevenção de quedas.

Acupuntura

A Acupuntura é uma terapia da medicina chinesa que trabalha com a estimulação de pontos do corpo ao longo dos meridianos, por meio de inserção de agulhas de nível superficial e cutâneo. É indicado para dores crônicas degenerativas, doenças reumatológicas, doenças oncológicas e cuidados paliativos. 

272 visualizações
  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page