top of page
  • Foto do escritorFrancis Júnior Jornalista

Mutirão contra a dengue

Em João Monlevade equipe da Prefeitura recolheu um caminhão de lixo.

Mais de 40 residências foram visitadas no mutirão de combate à dengue realizado no sábado (1º/04/2023) em João Monlevade.

A ação abrangeu os bairros Nossa Senhora da Conceição e Alvorada, que estão entre os locais com maior incidência do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

Além da fiscalização, a Vigilância em Saúde do Município (Visa) recolheu o equivalente a um caminhão de lixo nos dois bairros.

Focos do mosquito

Ao todo foram realizadas sete notificações, cinco focos de dengue eliminados, 12 telas de mosquiteiros instaladas em caixas d’água e 35 retornos de vistorias em casas com pendências, ou seja, imóveis em que o morador precisava adotar alguma medida para eliminar os focos do mosquito. Participaram do mutirão funcionários da Secretaria Municipal de Obras, da Visa e fiscal de postura. A Supervisora de Endemias da Visa, Regina Célia dos Santos, considerou a ação bastante positiva com eliminação de possíveis criadouros do mosquito.

Cuidados

Regina Santos, no entanto, faz um alerta a todas as pessoas com Dengue e às que ainda não contraíram a doença para o uso contínuo do repelente, pois o mais importante agora é evitar a picada do mosquito.

“Contamos também com a população para continuar denunciando possíveis criadouros”, reforçou a supervisora. Ela enfatizou que cada cidadão precisa cuidar de sua casa, fazendo vistoria rotineira em quintais, calhas, caixas d'água, bebedouros de animais, plantas aquáticas, recipientes de degelo das geladeiras e em qualquer lugar que acumule água.

2º mutirão

Esse é o segundo mutirão realizado pela Visa para combater a dengue. Na semana passada, o primeiro mutirão foi realizado no bairro José Elói. Foram retirados do local dois caminhões e três caminhonetes cheias de materiais que poderiam acumular água.

13 visualizações
  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page