Monlevade implanta comitê de emergência
Objetivo é fortalecer as ações estratégicas de vigilância de desastres naturais no município.
O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), assinou o decreto 40/2023 que institui o Comitê Operacional de Emergência Geral Municipal (COE Geral JM), que tem como objetivo fortalecer as ações estratégicas de vigilância de desastres naturais e organizar a atuação dos setores que o compõem.
Segundo o prefeito, as fortes chuvas que assolaram a cidade nos últimos meses causaram diversos danos como alagamentos, deslizamentos e enchentes que desabrigaram e desalojaram famílias. “Esse assunto é de extrema relevância para o município. O Comitê nos auxiliará na tomada de decisões e respostas rápidas para os atingidos”, disse Dr. Laércio.
O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), destacou a importância do COE para a tomada de decisões. “Queremos que as organizações da sociedade civil e demais grupos estejam em interação com o governo para que possamos deliberar juntos”, reforçou.
Representação
O Comitê conta com representantes de diversas secretarias municipais, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, CDL, e Câmara de Vereadores. Eles farão encontros periódicos para avaliar ações de emergência, atenção, vigilância em saúde e de comunicação.