top of page
  • Foto do escritorFrancis Júnior Jornalista

Monlevade amplia vacinação contra meningite

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde para pessoas não vacinadas.

A Prefeitura de João Monlevade anunciou a ampliação da vacinação contra a Meningite (Meningocócica C) para o público em geral. A medida integra a estratégia da Vigilância em Saúde (Visa) para aumentar a cobertura vacinal no município.

A Meningite é uma doença grave causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) que pode causar infecção nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A vacinação é a principal forma de prevenir a doença, que pode ser fatal em alguns casos.

A vacina contra a Meningite C é uma das vacinas incluídas no Calendário Nacional de Vacinação da criança pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) desde 2010. O sorogrupo C é o mais frequente no Brasil e, por isso, a vacinação é especialmente importante para crianças e adolescentes.

Desde a inclusão da vacina no PNI, o número de casos de todos os tipos de meningite caiu quase três vezes no país, e o de casos do tipo C caiu quase quatro vezes.

Para receber a vacina em João Monlevade é necessário apresentar o cartão de vacina, documentos pessoais e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

44 visualizações
  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page