top of page
  • Foto do escritorFrancis Júnior Jornalista

Mais mulheres no cooperativismo de crédito

No Dia Internacional da Mulher uma revelação da Sicoob Credimepi: o número de mulheres cooperativistas é crescente em João Monlevade e Médio Piracicaba.

A afirmação é da Analista de Organização do Quadro Social (OQS) da Sicoob Credimepi, Larissa Mendes, em entrevista à nossa reportagem.

A cooperativa de crédito conta hoje com cerca de 300 funcionários e 65% deles são mulheres. E dos mais de 30 mil cooperados (pessoa física) cerca de 50% são mulheres. Fato que revela a inserção da mulher no mercado de trabalho e no mundo das finanças.

Nesta quarta-feira, dia 8 de março, Larissa Mendes coordenou uma live direcionada às trabalhadoras da cooperativa com temas sobre saúde mental e investimento financeiro.

A divisão dos lucros

Vale destacar que, a cada dia, mais pessoas descobrem os benefícios que o cooperativismo proporciona, em especial as cooperativas de crédito, com taxas de juros bem mais baixas que as praticadas pelos bancos tradicionais, divisão do lucro com os associados e investimento nas comunidades onde estão inseridas.

Sobre a Sicoob Credimepi (inaugurada em João Monlevade e que hoje mantém unidades em todas as cidades do Médio Piracicaba e em vários da região metropolitana e em BH) só ano de 2022 distribuiu para seus 40 mil cooperados cerca de R$ 10 milhões.

Projetos sociais

A cooperativa desenvolve diversos programas direcionados à instituições de saúde, assistência social, educação e cultura. Dentre os destaques o projeto Comunidade em Cooperação que será desenvolvido em todas as cidades em que a Sicoob Credimepi mantém unidades. Começou por João Monlevade e Bela Vista de Minas em fevereiro quando uma equipe visitou as instituições publicas e privadas, incluindo escolas.

Dupla Perfeita

Outro projeto de destaque o Dupla Perfeita onde a cooperativa reverte parte dos resultados para beneficio de alguma instituição de assistência social sem fins lucrativos. Neste ano mais de 90 instituições de apresentaram para receber o recurso. Somente em João Monlevade foram 11 e 3 estão agora no sistema de votação, ou seja, serão os cooperados que irão escolher qual instituição será beneficiada. Para votar você pode acessar o Instagram do Sicoob Credimepi e clicar no link da promoção.

Como se tornar um cooperado?

Atenção que, qualquer pessoa (física ou jurídica) pode se associar à Sicoob Credimepi, visto que recebeu o Banco Central o título de “livre admissão”. Para isso basta comparecer a uma agência do seu município ou mesmo baixar o aplicativo Sicoob Credimepi, preencher um cadastro e se qualificar como associado digital.

32 visualizações
  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page