top of page
  • Foto do escritorFrancis Júnior Jornalista

Mais 480 vagas na educação infantil

Serão 80 novas vagas no Cemei do Loanda e 200 no Cemei do José de Alencar.

A Prefeitura de João Monlevade ampliou o número de vagas no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Luz aos Pequeninos, do bairro Loanda. Com a expansão, o Cemei, que já atende 122 alunos, vai ofertar mais 80 novas vagas para crianças de quatro meses a 4 anos de idade.

O aumento das vagas é uma resposta direta à demanda identificada pela Secretaria Municipal de Educação, que recebe um número cada vez maior de solicitações de pais e responsáveis em busca de vagas para seus filhos.

Para realizar a ampliação, a Prefeitura alugou um imóvel ao lado da casa onde já funciona o Cemei Luz aos Pequeninos.

Num total serão 480

Segundo a secretária municipal de educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues, a ação evidencia a preocupação da Administração Municipal com o bem-estar psicossocial das crianças do município. Ela revelou que, desde 2021, foi ampliada em média 200 vagas com a abertura do Cemei Louis Ensch e agora mais 80 com essa expansão. E para o ano que vem serão abertas mais 200 vagas com um novo Cemei no José de Alencar. Essa obra está em fase de conclusão.

Prioridades

A vice-diretora do Cemei Luz aos Pequeninos, Rita de Cássia Lima Braga, explicou que o acolhimento das novas crianças seguiu alguns critérios, além da lista de espera. Foram priorizadas as crianças com deficiência, as que possuem alguma vulnerabilidade, os encaminhamentos do Conselho Tutelar e os moradores do bairro e adjacências.

Investimento futuro

O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro, reforçou o compromisso da administração municipal com a educação. "Investir na educação infantil é fundamental para garantir um futuro promissor às nossas crianças. Estamos empenhados em proporcionar uma educação inclusiva e que promova o pleno desenvolvimento das nossas crianças desde cedo", ressaltou o prefeito.

O vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), frisou que "a ampliação das vagas no Cemei Luz aos Pequeninos é um passo importante para suprir a demanda por creche em nosso município. Estamos trabalhando em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação para expandir ainda mais a oferta de vagas, visando atender as necessidades das famílias e proporcionar uma educação de qualidade a todas as crianças de João Monlevade".

Novo espaço

A expansão do Cemei conta com cinco espaços para acolhimento das crianças, sendo um berçário para atendimento de quatro meses a 1 ano e dois para atender os pequenos entre 1 e 2 anos.

Há também uma sala para o maternal de 2 a 3 anos e outra para as crianças de 3 e 4 anos. Na estrutura do Cemei trabalham dez monitoras, três professoras, uma coordenadora pedagógica, uma coordenadora de turno e quatro auxiliares de serviços gerais.

Oitavo Cemei

Vale destacar que a população de João Monlevade conta com outros sete Cemeis: Casulo, Imaculada Conceição, Irmã Dulce, Luz aos Pequeninos (Nova Monlevade), Maria Vitória Fernandes de Sousa, Sion e Louis Ensch. Ao todo são atendidas 2.181 crianças com idades de 0 a 6 anos, número que irá aumentar com a inauguração do Cemei José de Alencar no ano que vem.

222 visualizações
  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page