top of page
SEVOR  - SITE.png
  • Foto do escritorFrancis Júnior Jornalista

Macaé agora é ministra

A deputada vai comandar o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania!

A deputada estadual Macaé Evaristo (PT), esteve em João Monlevade na sexta-feira (06/09) quando participou da posse das novas integrantes do Conselho Municipal da Mulher Monlevadense, conheceu o trabalho desenvolvido na Casa da Cidadania, no bairro Belmonte, visitou a o CEMEI Padre Henriques, escolinha infantil do bairro José de Alencar e o Parque do Areão onde se encontrou com o prefeito Laércio Ribeiro.

E na segunda-feira (09/09) foi anunciada pelo presidente Lula (PT) como a nova ministra do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

A deputada mineira foi convocada pelo da demissão do ministro Silvio Almeida que se defende se denúncias de assédio sexual. Ele nega as acusações e o caso já está sendo investigado pela Polícia Federal.

A trajetória de Macaé

Sobre Macaé Evaristo tem longa trajetória na luta pelos direitos humanos e contra o racismo. É professora desde os 19 anos, graduada em Serviço Social, mestre e doutoranda em educação.

Foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária municipal na Prefeitura de Belo Horizonte (2005 a 2012)  e secretária estadual de Educação (2015 a 2018).

Em 2020 foi eleita vereadora de Belo Horizonte e em 2022 foi eleita deputada estadual de Minas Gerais com mais de 50 mil votos.

Macaé atuou como titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação no governo de Dilma Rousseff durante nos anos 2013 e 2014.

Ao longo de sua carreira política e profissional coordenou programas como a implantação de Escolas Indígenas, a Escola Integral em Minas Gerais, a Escola Integrada em BH e, no Ministério da Educação, as cotas para ingresso de estudantes de escolas públicas, negros e indígenas no ensino superior.


74 visualizações
  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page