Feira livre será tema de debate
A feira livre de João Monlevade será tema de audiência pública na Câmara Municipal.
Os requerimentos para três audiências públicas já foram aprovados. Em um deles o vereador Belmar Diniz (PT), propõe um debate sobre atual situação da feira livre, realizada, vez em quando, junto com a feira de produtores da agricultura familiar na rua Lila Bicalho, em frente à igreja Sagrado Coração de Jesus.
O vereador se baseia em uma declaração da presidente da Associação dos Artesãos e Produtores de Alimentos Caseiros (Solidariarte), Elaine de Andrade, que fez uso da tribuna popular.
Para Belmar Diniz é preciso oferecer melhor comodidade aos artesãos e cidadãos.
Feira dos Produtores
Quanto à feira de produtores da agricultura familiar (foto), fonte de renda e de subsistência para dezenas de famílias de João Monlevade e cidades da região, também deve merecer a atenção dos vereadores.
A feira foi transferida da Praça do Povo para a Praça 7 e, de lá para a rua da igreja Sagrado Coração de Jesus. Isso, com a promessa de melhor estrutura para feirantes e consumidores, incluindo atividades culturais.
Mas, segundo feirantes, novidades só aparecem quando os comerciantes da Feira Popular de Economia Solidária estacionam por lá.
E a feira de produtores é hoje de grande importância para todos, incluindo consumidores que têm a oportunidade de adquirir alimentos mais saudáveis. Por isso mesmo deveria contar, todos os sábados, com atividades culturais, show musical e espaço maior para os artesãos de João Monlevade e de outras cidades.
Praças e autismo
Outros dois assuntos a serem temas de audiências públicas nos próximos dias! Um deles ss refere à situação de algumas praças ocupadas por moradores em situação de rua, usuários de bebidas alcoólicas e entorpecentes. Outro, às ações pelas comemorações do Dia Municipal da Consciência sobre o Autismo e pela criação de um Centro de Referência em Autismo no município.