Francis Júnior Jornalista
Fábrica de graffiti na escola
O projeto que humaniza distritos industriais está em uma escola de Monlevade!
O Fábrica de Graffiti é o responsável pelas imensas e belas pinturas que ornamentam a fachada da usina da ArcelorMittal no Centro Industrial de João Monlevade. E agora, com o foco em arte e em educação, artistas visuais do projeto ministram uma imersão em grafite para 100 alunos da Escola Municipal Governador Israel Pinheiro (Emip), no bairro Loanda.
Neste curso os estudantes têm a oportunidade de aprender os fundamentos da arte de rua com conteúdos práticos
O evento, que tem o patrocínio da Fundação ArcelorMittal por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, começou dia 12 de agosto e que vai até 4 de setembro visando a união da arte e da educação.
São ministradas duas aulas por semana e ao final do curso os alunos terão a oportunidade de aplicar o que aprenderam grafitando três salas da escola. Também será feita a pintura da fachada da escola, de 183 m², por artistas visuais parceiros do Fábrica de Graffiti.
Esse projeto já percorreu seis estados e transformou 30 Km² de áreas industriais com imensos painéis de grafite. O maior deles estão em João Monlevade e tem 18 metros de altura e 50 m comprimento. Esse painel foi pintado por 14 artistas no ano passado, 2023.
Sobre a Fábrica de Graffiti
Humanizar distritos industriais por meio da arte urbana e democratizar o acesso à arte são os propósitos que movem a Fábrica de Graffiti. Todos os projetos desenvolvidos levam em consideração os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU), com igualdade de gênero, práticas ambientais sustentáveis, promoção de educação de qualidade e geração de renda para artistas locais.
Saiba mais em www.fabricadegraffiti.com.br.