top of page
  • Foto do escritorFrancis Júnior Jornalista

Expedição Piracicaba vai chegar dia 22

A Expedição Piracicaba vai desembarcar em Monlevade no Dia Mundial da Água.

A ‘Expedição Piracicaba - Pela Vida do Rio’ abriu a segunda fase do projeto que percorreu os 241 quilômetros do leito do Rio Piracicaba, em 21 municípios, no ano de 2019.

E o objetivo foi cumprido com a conclusão do mais completo diagnóstico já feito sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, que está publicado em formato de livro, com contribuições de especialistas de diversas áreas.

E agora a equipe do projeto retorna aos municípios inseridos na bacia hidrográfica, na Região Central de Minas Gerais, para apresentar os resultados do trabalho.

Entrega do diagnóstico

O início foi dia 18 pela cidade de Ouro Preto e o encerramento será dia 25 em Ipatinga.

Por onde passa a Expedição Piracicaba promove a entrega do resultado.

Segundo o organizador da obra, Geraldo Magela Gonçalves, “o estudo analisou a qualidade, vazão das águas e o uso e ocupação do solo na bacia. Além disso, traz um inédito levantamento de microcontaminantes presntes no rio. Outra novidade do diagnóstico são as análises geoespaciais, pesquisa pioneira no território".

A apresentação

Sua apresentação conta com seminários, exposição fotográfica, exibição do documentário, apresentação do diagnóstico e de propostas para revitalização dos cursos d´água da bacia.

Segundo o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, Flamínio Guerra, “um dos grandes desafios será integrar o hidroterritório da bacia do Rio Piracicaba, que tem potencial para ser transformada em uma divisão geopolítica, o que poderá proporcionar mais visibilidade e recursos para as soluções”.

Os organizadores

Iniciativa organizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba) em parceria com o jornal Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio, a expedição tem a coordenação técnico-científica da Unifei-Profágua e o apoio da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), OAK Energia, Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) de Belo Horizonte, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira (SAAE), Agência Nacional das Águas (ANA) e Instituo Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) além de todas as prefeituras da bacia.

Apoiam também o projeto a Amepi, Amva, 11º BBM; 12º PMamb, Sisema - Governo Estadual, CBH Doce, MPMG, PERD, Parque Nacional do Gandarela, RPPN Caraça, Jornais, Rádios e sites das cidades da Bacia, TVs Globo Minas, G1, Rede Minas, TV Alterosa, SBT, Record, Iteract TV, Sites e Blogosfera.

Os patrocinadores

O projeto conta com o patrocínio da Anglo American, Gerdau, Cenibra, Usiminas, ArcelorMittal, Aperam, Bemisa, Copasa, Grupo Avante–GSM–Ferro Puro, prefeituras de João Monlevade, Catas Altas, Rio Piracicaba, Itabira, Nova Era e câmaras de vereadores de Rio Piracicaba e Catas Altas.

Cronograma:

Dia 18 de março - Lançamento da Expedição em Ouro Preto.

Dia 19 de março – Em Mariana e Catas Altas

Dia 20 de março – 8h em Alvinópolis, 14h30 em Santa Bárbara, e às 18h30 em Barão de Cocais

Dia 21 de março – 8h30 em São Gonçalo do Rio Abaixo (Centro Cultural) e 18h30 em Itabira (Acita)

Dia 22 de março – 8h30 em Nova Era (Fazenda da Vargem) e às 18h30 em João Monlevade (auditório da Prefeitura)

Dia 23 de março – 8h30 em Rio Piracicaba (Câmara Municipal) e 18h30 em São Domingos do Prata (Aciap).

Dia 24 de março – 8h30 em Antônio Dias (Câmara Municipal), 14h30 em Jaguaraçu/Marliéria (Área de Eventos da Pitangueira), 18h30 Coronel Fabriciano (auditório da Prefeitura)

Dia 25 de Março - 7h encerramento em Ipatinga na foz do Piracicaba.

14 visualizações
  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page