top of page
  • Foto do escritorFrancis Júnior Jornalista

Enem e o sonho da graduação

A mudança na Lei das Cotas elevou a disputa nas universidades com nota do Enem!

O resultado do Enem 2023 foi liberado na manhã desta terça-feira (16/01/2024). Para conferir a nota, os estudantes devem acessar a Página do Participante e fazer o login na plataforma gov.br com o CPF.

Para quem perdeu a senha é possível recuperá-la ao clicar em "Esqueci minha senha", selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.

Vale destacar que a taxa de abstenção do exame, aplicado em novembro, foi de 32%. Dos 3,9 milhões de inscritos cerca de 1,2 milhões não fizeram o exame, o primeiro sob a atual gestão do presidente Lula (PT).

Sisu vai abrir inscrições

O Enem é a principal porta de entrada do ensino superior público, mas também serve para ter acesso a instituições privadas, universidades internacionais e aos programas como Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

O caminho é o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), programa do Ministério da Educação que seleciona estudantes para universidades públicas de todo o país. As inscrições ficarão abertas do dia 22 ao dia 25 de janeiro de 2024.

As vagas

Atenção que o processo seletivo não terá segunda edição. Serão distribuídas 264.360 vagas em 127 instituições de ensino superior. Somente em Minas Gerais serão 25 mil vagas em 11 universidades.  

Somente na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) são 6.329 oportunidades. Na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) são 2.799, na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) são 1.620 vagas, na Universidade Federal de Minas Gerais (UNIFEI) são 1.230 vagas, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) são 912 vagas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) são 885 vagas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) são 646 vagas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG) são 542 vagas, na Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG) são 470, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) são 270 vagas,

Lei de Cotas

Todas as universidades vão seguir as novas regras para reservas de vagas, conforme determinado pela Lei de Cotas, direcionadas a candidatos provenientes de escolas públicas, de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência

A Lei, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atualiza a legislação de cotas para estudantes ingressarem nas universidades brasileiras. O programa tem como pré-requisito a reserva de vagas para alunos egressos de escolas públicas. 

Entre as alterações que a nova legislação estão: a mudança do mecanismo de ingresso de cotistas ao ensino superior federal, a redução da renda familiar para reservas de vagas e a inclusão de estudantes quilombolas como beneficiários das cotas.

CEFET

O Sisu também vai disponibilizar vagas pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que, em 2024, teve a adesão de 29 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), de 2 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Pedro II.

69 visualizações
PM 70-AM-Aniv-MLVD-BVM-1080x1080-Monlevade.png
  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page