Francis Júnior Jornalista
Em Monlevade começa o mutirão da identidade
Ação faz parte do Cidadão Legal, que será realizado amanhã, sábado.
Teve início na manhã dessa quinta-feira (11/05q2023) o mutirão para emissão das carteiras de identidade na Câmara Municipal de João Monlevade. O atendimento nesta sexta-feira (12) foi aberto e serão distribuídas 350 senhas.
A ação faz parte do evento Cidadão legal, marcado para amanhã, sábado, 13 de maio. A expectativa é que sejam emitidos cerca de mil documentos.
A coleta dos dados está sendo feita por uma equipe de 11 pessoas da Polícia Civil de Belo Horizonte. O coordenador da equipe, Joel dos Santos, informou que esta é a primeira vez no interior de Minas que um mutirão é realizado 100% online, quando os dados do cidadão são coletados diretamente no sistema.
Segundo ele, em outras cidades, foram feitas identificações online e offline, que é quando os dados são colhidos e levados para Belo Horizonte onde são posteriormente inseridos no sistema. De acordo com Joel, com a modalidade online a entrega dos documentos ocorre com mais agilidade.
O presidente da Casa, Fernando Linhares (União), agradeceu o empenho da Polícia Civil e da Dra. Adriana de Barros Monteiro, chefe do Instituto de Identificação, em disponibilizar a equipe para confeccionar os documentos. Linhares também agradeceu a disponibilidade do Delegado Bernardo de Barros Machado em acatar o pedido da Câmara e intermediar para que ocorresse o mutirão.
Cidadão Legal
O evento Cidadão legal ocorrerá neste sábado, 13/05, das 9h às 13h em frente ao prédio da Câmara. Serão oferecidos vários serviços para os cidadãos como emissões de identidade, certidões, carteira do autista, além de consultoria jurídica e Procon, Campanha de Vacinação, salões infantis e adultos, entre outros.
O Cartório Eleitoral também estará presente com a emissão e regularização do título de eleitor.
Para as crianças haverá brinquedo, pintura fácil, espaço para colorir e distribuição de guloseimas. A apresentação artística ficará por conta do grupo Tambores do Morro Mirim.