top of page
  • Foto do escritorFrancis Júnior Jornalista

Eleição dia 1º de outubro

Será para o Conselho Tutelar e com oito pontos para votação em João Monlevade.

Em João Monlevade o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) confirmou para o próximo dia 1º de outubro (domingo), a eleição para o Conselho Tutelar. O processo eleitoral, que ocorre das 8h às 17h, é realizado através do Edital 02/2023 e sob a fiscalização do Ministério Público.

Em reunião realizada recentemente, a Comissão Especial de Eleição do Conselho deliberou que serão instaladas oito seções eleitorais em João Monlevade, sendo duas na Escola Estadual Manoel Loureiro, duas no Centro Educacional, duas na sede da Prefeitura e duas na Escola Municipal Israel Pinheiro - EMIP. Para votar basta levar um documento oficial com foto e o título de eleitor.

Transporte gratuito

De acordo com decreto do prefeito Laércio Ribeiro o transporte coletivo no dia da eleição será gratuito, ou seja, ninguém irá pagar passagem entre as 7h e as 19h.

Candidatos e candidatas

Este ano, os candidatos para o cargo de conselheiro tutelar são: Maria José Rodrigues, Amanda Maria Borges de Oliveira, Elza Ferreira de Araújo, Inês Terezinha Cândido, Deusdete de Oliveira Belo (Pastor Deusdete), Naiara Souza Domingues, Maria Cristina Ângelo Passos (Professora Cristina Ângelo), Daniela Cristina Santos (Dany), Luíza Cristina da Silva Gandra (Tia Luíza), Lícia Maria Cota, Geralda Magela Silva, Marizete Ferreira, Karine Rebeca Ribeiro, Ângela Maria Donato e Marília Andréia dos Santos.

As atribuições

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, cumprindo as atribuições previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. O Conselheiro tem carga horária de 40 horas semanais e deverá estar disponível para plantões nos horários noturnos, feriados e finais de semana, mediante escala, sendo vedado o recebimento de horas extraordinárias.

A remuneração mensal de R$1.493,00 é feita pela Prefeitura. Mas o conselheiro ou conselheira recebe ainda o vale alimentação de R$ 500,00 e retorno de férias.

100 visualizações
  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page