Crédito consciente
Programa do Sebrae alerta para empréstimo, inadimplência e falência!
O Sebrae lançou a plataforma Crédito Consciente, iniciativa que visa ampliar o entendimento dos empreendedores que buscam um empréstimo — seja para alavancar o negócio ou mesmo renegociar dívidas da empresa.
A iniciativa faz parte do Acredita, programa do governo federal de incentivo ao crédito para micro e pequenas empresas. A expectativa é de injeção de mais de R$ 7,5 bilhões na economia, até 2026.
Segundo Antônio Valdir, gerente de capitalização e serviço financeiro do Sebrae, a plataforma vai auxiliar no planejamento da tomada de crédito. "Especialistas dizem que quando você vai montar um negócio, você trabalha com 80% de emoção e 20% de razão. E qual é a nossa ideia? É criar uma consciência, nesse primeiro instante, para que esse sonho não se torne um pesadelo, no futuro", afirmou.
Nesta plataforma, www.sebrae.com.br/creditoconsciente,o empreendedor vai encontrar dicas para saber se o empréstimo é mesmo a melhor alternativa para o momento. E se ainda assim optar pelo crédito, vai obter também o apoio do Sebrae.
Tendo em mãos todas as informações necessárias sobre o negócio, ao acessar o site ele poderá fazer um diagnóstico da sua empresa por meio de uma calculadora de planejamento financeiro empresarial.
Para isso vai precisar apenas informar volume de venda, custos com fornecedores, entre outros dados. Caso a calculadora aponte um resultado positivo, o empresário poderá procurar formas de ajustar as contas da empresa sem ter que recorrer ao empréstimo.
Mas se a calculadora entender que o crédito é importante, a plataforma de Crédito Consciente vai fornecer a orientação necessária ao empreendedor.
Fundo Garantidor
Para ajudar os empreendedores que precisam de um empréstimo, mas não conseguem por falta de garantia, o Sebrae aportou mais R$ 2 bilhões ao Fundo de Aval para Micro e Pequenas Empresas (Fampe).
A partir do Fampe, o Sebrae entra como avalista de até 80% da garantia do valor total do empréstimo, o que tende a facilitar a liberação do valor pela instituição financeira.