top of page
  • Foto do escritorFrancis Júnior Jornalista

Conferência da cultura dia 18

Em João Monlevade nova convocação para definir a política municipal de cultura!

A Fundação Casa de Cultura e o Conselho Municipal de Política Cultural confirmaram para os dias 18, quarta-feira e quinta-feira, a realização da Conferência Municipal de Cultura. Será no horário de 18 às 21 horas no auditório do Centro Educacional de João Monlevade.

Uma das metas é discutir políticas públicas de cultura e definir diretrizes para o Plano Municipal de Cultura.

A participação é aberta a qualquer pessoa interessada, mas é necessário se inscrever por meio da plataforma Sympla,no link: https://www.sympla.com.br/evento/conferencia-municipal-de-cultura/2180337

Direito à cultura

Como o tema geral “Democracia e Direito à Cultura”, a conferência será focada em três eixos temáticos: “democratização do acesso à cultura e participação social”; “diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural”; e “economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade”.

Durante o encontro, serão formados no primeiro dia grupos para discussão dos eixos temáticos e formulação de propostas. No último dia, serão eleitos delegados para representar a cidade na Conferência Estadual, em dezembro. A programação deverá ter também apresentações artísticas.

Integração nacional

A realização da Conferência Municipal de Cultura é um passo importante para completar a adesão da cidade ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) e, assim, se beneficiar de programas federais para o setor.

Em outubro de 2021 o prefeito Laércio Ribeiro sancionou a Lei 2418 que instituiu o Sistema Municipal de Cultura. Foi o primeiro passo para o município aderir ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), uma exigência que vale para todos os municípios que recebem repasses por meio da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022.

Neste ano João Monlevade recebeu cerca de R$ 700 mil para investimento em ações culturais.

Feira de artesanato

A foto é do show do nosso artista Marcos Marcello na Feira de Economia Popular Solidária em João Monlevade que coloca nossa arte, cultura e até o turismo em evidência.

55 visualizações
  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page