Barão sem sua mina de ouro
A AngloGold Ashanti confirmou a paralisação e demitiu 650 trabalhadores.
A notícia foi divulgada pela AngloGold Ashanti nesta quinta-feira, dia 24 de agosto e gerou preocupação em Santa Bárbara e Barão de Cocais, visto que a empresa e suas minas estão nestes dois territórios onde geram empregos e milhões de reais em impostos para o caixa das prefeituras.
Foi suspensa a extração de ouro das minas Córrego do Sítio (CDS). Esse complexo envolve duas minas subterrâneas, uma mina a céu aberto (Open Pit) e duas plantas metalúrgicas.
Foram 650 demissões
A decisão da empresa pegou a todos de surpresa, incluindo os trabalhadores. Informação é que 650 funcionários foram dispensados. E outros 400 serão mantidos para o serviço de manutenção da empresa.
Segundo a AngloGold Ashanti a paralisação será temporária, para readequação ao mercado, visto que a os resultados da mina são negativos. Uma das opções que a empresa cita em nota é a possibilidade de venda da mina para outra mineradora.
Trinca em barragem
A direção da AngloGold Achanti afirma que a suspensão das atividades não tem relação com o risco de rompimento de uma de suas barragens, a CDS II, onde uma trinca na estrutura está sendo monitorada. No site consta que essa trinca foi selada.
Vale destacar que a AngloGold Ashanti tem sede em Johanesburgo, na África do Sul, é uma das maiores "extratoras" de ouro do mundo e atua em nove países. No site da empresa consta a previsão de investimentos da ordem de R$ 1 bilhão nas outras unidades que mantém no Brasil.
Mina fechada em Rio Piracicaba
Na cidade de Rio Piracicaba a mina da Vale vai continuar fechada! A informação foi confirmada pela direção da empresa à Administração Municipal. A Mina de Água Limpa teve atividades suspensas há cerca de um ano e sete meses e, da mesma forma, prejudica a arrecadação e a geração de empregos do município.
Havia a previsão de reabertura da mina para outubro, depois passou para janeiro de 2024 e agora essa previsão foi marcada para depois de julho.